São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 2006

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Kassab amplia verba para publicidade em 2007

Orçamento do prefeito prevê gastar 25,7% a mais do que o previsto para este ano

Secretário-executivo de Comunicação afirma que objetivo é fazer campanhas de caráter educativo e de orientação da população

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL

O projeto do Orçamento 2007 enviado à Câmara pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), contempla gastos de R$ 35 milhões em publicidade em 2007. O valor supera em 25,7% os R$ 27,840 milhões previstos para este ano.
Caso Kassab gaste todo valor previsto no Orçamento 2007, vai se aproximar das despesas médias realizadas pela ex-prefeita Marta Suplicy (PT), que desembolsou cerca de R$ 3 milhões ao mês em quatro anos de mandato.
A despesa com publicidade vai crescer em um ritmo bem maior do que o Orçamento geral do município. O primeiro projeto de Orçamento apresentado por Kassab prevê um salto de 15,7% nas receitas entre este ano e para o próximo ano, quando a arrecadação deve alcançar R$ 19,947 bilhões, ante os R$ 17,2 bilhões previstos para 2006.
No ano passado, o então prefeito José Serra (PSDB), governador eleito do Estado, encaminhou projeto de Orçamento com R$ 33,040 milhões para a publicidade, mas o valor foi reduzido para R$ 23,340 milhões pelos vereadores.

Aditamentos
Porém, durante o ano, Kassab realizou dois aditamentos, que injetaram R$ 4,5 milhões na dotação para a propaganda oficial da prefeitura.
Segundo a assessoria de imprensa de Kassab, até o início do mês haviam sido empenhados (reservados) R$ 26 milhões, mas não está definido se todo valor disponível será gasto neste ano.
Isso porque a Secretaria Executiva de Comunicação criou uma campanha de orientação aos motoristas para ser veiculada durante a reforma das marginais Tietê e Pinheiros. Mas, como o governo do Estado não deve iniciar a obra neste ano, como afirmou o governador Cláudio Lembo (PFL), a campanha está suspensa.

Campanha
No próximo ano, Kassab deve começar a tentar ""descolar" sua imagem da de Serra, já que o prefeito paulistano é visto por seu partido, o PFL, como candidato preferencial às eleições de 2008, daqui a dois anos, quando tentaria a reeleição.
Procurado, Marcus Vinicius Sinval, secretário-executivo de Comunicação, afirmou que as campanhas publicitárias da prefeitura têm caráter educativo e de orientação da população para programas públicos.
""As campanhas da prefeitura têm se norteado sempre em informar a população, seja para novos serviços ou mesmo para ações de interesse público que ocorrem na cidade", afirmou Sinval, por meio de nota.
O secretário-executivo listou uma série de projetos que, segundo ele, dependeriam de propaganda. Um deles, a Rede de Proteção à Mãe Paulistana, porém, ""que atingiu a marca de 80 mil gestantes em acompanhamento", já é oferecido às mulheres na própria unidade de saúde do pré-natal.
Sinval citou ainda os programas Ler e Escrever e Nota Fiscal Eletrônica, em que o contribuinte é estimulado a pedir nota fiscal para obter descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), cuja campanha está em curso.


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