São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo federal liberará recursos

DO ENVIADO ESPECIAL A ANGRA DOS REIS

O ministro da Integração Nacional, José Luciano Barbosa da Silva, afirmou ontem, após visitar Angra do Reis, que o governo federal liberará recursos para o município. Ele, porém, não especificou um valor e uma data para que o dinheiro chegue à prefeitura.
"Existe uma tramitação legal e não podemos estar acima da lei. No entanto, vamos agilizar ao máximo a liberação dos recursos", disse Barbosa da Silva.
Segundo o ministro, caso todos os trâmites sejam acelerados, a medida provisória do governo cedendo recursos para o município poderá ser publicada na sexta.
Ele afirmou que, para que isso aconteça, município e Estado precisam decretar estado de calamidade pública na cidade. O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, já havia feito isso anteontem. A governadora Benedita da Silva, que também estava em Angra ontem, prometeu que confirmaria o estado de calamidade pública logo, para que o governo federal libere os recursos.
Barbosa da Silva afirmou que o valor a ser liberado depende da estimativa que está sendo feita pela prefeitura. Até o fechamento desta edição, a estimativa ainda não havia sido finalizada. O prefeito dizia que os prejuízos passariam de R$ 40 milhões.
As três autoridades e suas comitivas visitaram as áreas mais atingidas da cidade e ouviram queixas dos desabrigados. Em um dos abrigos, uma moradora reclamou com a governadora e com o prefeito. "Sempre que chove é a mesma coisa. Tem que ter uma solução definitiva", disse a desabrigada, que não se identificou.
Benedita chegou em Angra na noite de anteontem. Ela visitou três abrigos, falou com moradores, mas não prometeu recursos.
"Estamos com a prefeitura buscando recursos no governo federal e vendo a possibilidade de dar recursos para o município, mesmo sabendo que há dificuldade financeira no Estado." (AG)


Texto Anterior: Nova frente fria se acerca do Rio
Próximo Texto: Tragédia: Menina de 13 anos que perdeu toda a família foi salva pela mãe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.