São Paulo, quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aos gritos e com faixas, familiares fazem protesto

Lula Marques/Folha Imagem
Mãe de vítima de acidente chora após a divulgação de relatório

DA COLUNISTA DA FOLHA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Choros, gritos e revolta marcaram a apresentação do relatório da comissão de investigação do acidente Gol-Legacy às famílias das vítimas, que pretendem usar o documento para transformar a denúncia contra os pilotos norte-americanos Joe Lepore e Jan Paladino de culposa para dolosa. O dolo implica intenção e pode aumentar a pena na Justiça.
Depois da apresentação, no Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), cerca de 60 familiares protestaram com faixas, principalmente contra os pilotos do jato Legacy.
Tereza Guedes, que mora em Maceió, chorava alto e gritava: "Eles mataram o meu filho, a razão da minha vida. São assassinos. Os pilotos, os controladores brasileiros e todo o sistema de aviação do Brasil são uma corrupção só. É o país da impunidade, sem vergonha", disse a mãe de uma das vítimas.
Constrangido, o chefe do Cenipa, brigadeiro Jorge Kersul Filho, dizia aos jornalistas que viram a apresentação depois dos familiares que "ela [Tereza] tem toda a razão, porque tem uma vida muito sofrida, é uma situação muito difícil".
Para a presidente da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas, Angelita de Marchi, que perdeu o marido, o relatório da Aeronáutica é "mais um argumento para fortalecer o pedido de classificação de crime doloso".
Kersul, porém, repetiu várias vezes o que estabelecem as normas internacionais de investigação técnica de acidentes aeronáuticos e o que estava escrito no próprio relatório: a função das investigações e suas conclusões não é servir de base para processos em outras instâncias, penal ou criminal.


Texto Anterior: Erro de pilotos do jato Legacy desligou transponder, diz FAB
Próximo Texto: Presídios: Serra agradece ao Congresso por aprovação de videoconferência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.