São Paulo, sábado, 11 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Comissárias sentem falta dos "dias de glamour" da profissão

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Participar de concursos de beleza e estampar páginas de jornal. Ter o privilégio de conviver com artistas e personalidades. Pode parecer carreira de miss, mas, no passado, isso era parte da rotina das comissárias de bordo.
Com cerca de 30 anos de Varig (empresa que foi dividida em duas e teve parte comprada pela Gol em 2007), a ex-aeromoça Carmen Regina de Oliveira viveu a "época de ouro" da aviação, em que voar era para poucos devido às passagens caras.
Ela conta que, quando começou, em 1973, existia uma imagem glamourosa da profissão. "Hoje as pessoas viajam de chinelo", diz.
Aparência e elegância também eram aspectos fundamentais das roupas e do comportamento das aeromoças. Internamente, nas empresas, havia até concursos de beleza entre as comissárias. Carmen chegou a se candidatar a rainha da Varig.
"Hoje você não vê mais aeromoças elegantes. O cabelo era coque; era proibido ser solto como é hoje. Podia ser no máximo curtinho", diz.
Foi justamente essa imagem que influenciou Gelda Luciula Magalhães, em 1970, a escolher a profissão. "A gente se preparava como se fosse a uma festa, para receber pessoas importantes."
Também ex-funcionária da Varig, Luciula se encantou pela profissão quando conheceu uma aeromoça em um encontro com amigos.
"Quando eu vi aquela coisa linda do uniforme, e ela falando com o olho brilhando, disse: "Meu Deus, isso eu quero para mim"."
Para ela, quem dita as regras agora na aviação é a praticidade. "Tem que ser rápida como uma máquina", diz. "A exigência da empresa já é outra, a pessoa pode ser mais baixa, mais gordinha."
Renata Albuquerque, 26, é aeromoça de uma nova geração. Há dois anos na profissão, ela conta que o glamour influenciou sua decisão sobre a escolha da carreira, mas vê mudanças.
"[Os passageiros] Acham que você é garçonete." (MARIA PAULA AUTRAN e MARINA MESQUITA)


Texto Anterior: Serviço de bordo mais simples baixou preço de passagens
Próximo Texto: Trainees concluem cursos com esta edição
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.