São Paulo, terça, 12 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE
10,5 milhões de pessoas no Estado bebem água com fezes, lixo e produtos tóxicos
Água contaminada abastece 80% do Rio

SERGIO TORRES
da Sucursal do Rio

Fezes, lixo hospitalar e produtos tóxicos contaminam a água com que a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) abastece 80% da população do Estado do Rio. Cerca de 10,5 milhões de pessoas bebem essa água.
A poluição no rio Guandu, cuja água abastece o Grande Rio, nunca esteve tão alta, revelou à Folha o engenheiro Flávio Guedes, diretor de Operações e Manutenção da companhia que distribui água na região metropolitana.
"Há um quadro de destruição do único manancial de abastecimento de água do Rio de Janeiro. A situação tem se agravado. E muito", afirmou Guedes.
A região metropolitana usa água captada no rio Paraíba do Sul, que nasce em São Paulo, passa pelo interior fluminense e deságua no mar, na altura de São João da Barra (330 km a nordeste da capital).
A água tirada do Paraíba segue por tubulações para o ribeirão das Lajes e, daí, para o rio Guandu, onde funciona a estação de tratamento, último estágio antes do destino final -a torneira.
Quando chega à estação, a água do Guandu apresenta tom escuro, impregnada de coliformes fecais, lixo flutuante (plásticos e latas, por exemplo) e materiais tóxicos.
Para tornar a água potável, a Cedae adiciona cloro na estação de tratamento. Em casos de poluição elevada, a companhia usa outros produtos químicos, como sais de ferro e sulfato de alumínio.
Foi o que deveria ter acontecido no fim-de-semana, quando, por causa de um temporal, o rio Guandu recebeu uma carga inesperada de detritos. Após a tempestade, o Guandu apresentava 1.300 unidades de substância sólida em suspensão, quando o normal é de 20 a 30 unidades.
Como não tinha os produtos químicos necessários à purificação da água, 50 vezes mais escura que o usual, a Cedae cortou 30% do abastecimento do Rio, o que provocou falta d'água em todas as áreas da cidade.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.