São Paulo, domingo, 12 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAUDÁVEL

HEPATITE C
Teste usa saliva em vez de sangue

Pesquisadores da Universidade de Soroka, em Israel, desenvolveram um teste para o vírus da Hepatite C (HCV) que utiliza amostras de saliva. O novo método é mais rápido, econômico e acessível do que o teste tradicional, feito com sangue. O teste de saliva obteve 100% de acerto ao identificar o HCV em pessoas com sintomas da infecção e 94% em pessoas assintomáticas (contra 63% do teste de sangue). Os dados foram publicados em dezembro pelo Journal of Virological Methods.

O planejamento antecipado [da gravidez] pode ajudar a minimizar os impactos da chegada do bebê e tornar mais brandos os sintomas da depressão pós-parto

JÚLIA CRISTINA AMARAL HORTA, psicóloga

70% das cabeleireiras de SP têm sintomas de LER/Dort
O trabalho diário das cabeleireiras e auxiliares, nos salões de beleza, exige esforço e movimentos específicos que, ao longo dos anos, podem resultar em problemas osteomusculares. Estudo feito pela enfermeira do trabalho e ergonomista Gisele Mussi em 71 institutos de beleza de São Paulo aponta que 70,5% dos profissionais têm problemas como LER e Dort. Os principais problemas estão nos ombros, pescoço e coluna.

Mulheres paulistanas têm colesterol elevado
Levantamento feito durante uma feira de saúde realizada no Instituto Dante Pazzanese aponta que quase quatro em cada dez paulistanas têm colesterol elevado. Quase metade delas (48%) é sedentária e 58% estavam com peso acima do limite saudável. O levantamento foi feito com base em uma amostra de 50 das 500 mulheres atendidas na feira. Durante o mutirão, foram realizados testes de colesterol e glicemia, além de pesagem.

POEIRA
Empresa lança aspirador de pó para alérgicos

A multinacional alemã Kärcher lançou o aspirador de pó K 5500, ideal para quem tem problemas respiratórios. O aparelho consegue reter quase 100% das partículas, além de possuir quatro filtros, deixando o ar que sai do equipamento mais limpo que o do próprio ambiente.

Quanto: R$ 1.500, em média. Onde: 0800-176-111.

Metodista tem tratamento gratuito para paraplégicos
A Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Metodista de São Paulo oferece um serviço gratuito especializado no tratamento fisioterápico de pacientes com paraplegia. Para ser atendido, o paciente deve mais de 18 anos e precisa agendar uma triagem, apresentando o encaminhamento médico. As vagas são ilimitadas e não têm prazo de encerramento. Informações no telefone: 0/xx/ 11/ 4366-5931.

USP oferece serviço para detectar distúrbio mental
O Instituto de Psiquiatria da USP, por meio do projeto Avaliação e Seguimento de Adolescentes e Adultos jovens na cidade de São Paulo, está oferecendo ajuda especializada para detecção precoce de psicoses (distúrbios mentais graves caracterizados por delírios, alucinações, alterações do humor). O serviço abrange pessoas de ambos os sexos, dos 14 aos 30 anos. Informações: 0/xx/11/ 3083-2655.

Incor oferece curso de eletrocardiologia
O 10º Curso Anual de Eletrocardiologia do Incor (ECG -eletrocardiograma-, Ergometria, Holter, Marca-Passo) começa no dia 20 de março. As aulas serão ministradas todas as segundas-feiras. O curso vai durar cerca de oito meses -as aulas vão até o dia 4 de dezembro. As inscrições podem ser feitas através do telefone, pelo número 0/ xx/ 11/ 3069-5557, ou pelo e-mail, no endereço enfhsia@incor.usp.br. Informações também podem ser obtidas pelo mesmo número.

MITO ou VERDADE
Deixar creme no cabelo ajuda a amaciar os fios?
MITO.
Existem produtos específicos para cuidar do couro cabeludo e dos cabelos. Para isso existe uma regra básica: tudo o que é bom para o couro cabeludo é bom para os fios, mas o inverso não procede. Deixar cremes inadequados nos fios podem torná-los finos e quebradiços.

Luciano Barsanti, tricologista


Texto Anterior: Plantão médico - OMS: gripe aviária será contida
Próximo Texto: Sociedade: Deficiente mental ganha 20 anos de vida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.