São Paulo, quarta-feira, 12 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO

Três anos após incêndio, novo prédio, com a fachada reconstituída, será inaugurado no dia 21 no centro da cidade

Casarão destruído é reerguido em Ouro Preto

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Três anos após o incêndio que destruiu completamente o antigo hotel Pilão e descaracterizou o conjunto arquitetônico barroco da praça Tiradentes, no centro de Ouro Preto (MG), o casarão do século 19 está novamente de pé. A fachada foi reconstituída.
A inauguração, pela Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), será no próximo dia 21, em meio à celebração da Inconfidência Mineira.
Houve problemas nas obras de recuperação. Ruiu a única parede que restara. Laudo sobre essa queda está ainda sob análise do Ministério Público.
Os trabalhos de arqueologia realizados no terreno e nas ruínas -exigência do Iphan (órgão federal de patrimônio) e do Ministério Público- revelaram as fundações das três casas coloniais, datadas de 1812, que existiram no lugar. Ainda no século 19 elas deram lugar ao casarão, que funcionou como hotel.
As fundações foram preservadas. Parte delas, no interior da edificação, poderá ser vista pelo público, protegida por vidros.
A reconstrução do prédio de três andares reproduz a fachada original, tanto na dimensão quanto nas formas do telhado, das portas e janelas, recompondo o conjunto colonial da praça.
O prédio não será mais um hotel, como cogitado pelo antigo dono do terreno, o empresário Omar Perez -que havia prometido, em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a reconstrução da fachada para 21 de abril de 2004. Em dezembro daquele ano, ele vendeu o terreno com as ruínas para a Fiemg, que fará do lugar um centro cultural e turístico.
O novo casarão terá local para concertos (até 600 lugares), café, livraria e um espaço para recepção ao turista, que não existia em Ouro Preto. Usando as leis de incentivo à cultura, a federação investiu R$ 4,5 milhões no casarão.


Texto Anterior: Outro lado: LG diz que ainda apura as causas do acidente
Próximo Texto: Ambiente: Parque do Itatiaia será revitalizado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.