São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 2011 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
ANÁLISE Se o pedestre é a parte mais vulnerável, ele deve ser tratado como prioridade EDUARDO BIAVATI ESPECIAL PARA A FOLHA "O homem é a medida de todas as coisas" -a máxima de Protágoras é uma ideia central da Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020, que se coloca agora como desafio global. Trata-se da medida que fomos perdendo em nossas cidades, dominadas metro a metro pelo automóvel e todos os demais veículos, motorizados ou não, às custas de calçadas miseráveis, avenidas cada vez mais largas e áreas verdes ridículas. É exatamente o que qualquer criança retrata em seus desenhos. O trânsito é um emaranhado de carros e máquinas, com uma árvore aqui, pessoas acolá. O pedestre não pertence ao desenho, nem ao imaginário, e isso diz muito da insustentabilidade das opções políticas que fizemos ao longo do tempo. O problema é que o espaço e o tempo que sobraram para os carros, faltaram ao trânsito dos pedestres. Dizia-se facilmente que esse era o preço do progresso e que, bem educados, os pedestres encontrariam seu lugar na cidade. Imagina-se ainda hoje que um pedestre bem educado seja perfeitamente capaz de atravessar uma rua no tempo a ele destinado: 1,2 metro por segundo. Ao invés de insistirmos no insucesso absoluto do esforço de adequar os pedestres às regras do sistema do trânsito, que tal invertermos a equação, colocando esse sistema e o ambiente urbano a serviço da segurança desses? Se quase a metade dos mortos no trânsito é de pedestres, o usuário mais vulnerável, não resta dúvida de qual deve ser a prioridade máxima da gestão pública. É o que representam as novas Zonas Máximas de Proteção ao Pedestre em São Paulo. A iniciativa exigirá a vontade de mudança de motoristas e motociclistas. Essa é a lição de Brasília, que aprendeu a respeitar as travessias das pessoas. Antes, porém, foi preciso entender que somos todos pedestres. EDUARDO BIAVATI é sociólogo e especialista em segurança no trânsito Texto Anterior: Prefeitura começa operação pró-pedestre Próximo Texto: Campanha reduz 30% das mortes no trânsito no DF Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |