São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 2011

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ANÁLISE

Se o pedestre é a parte mais vulnerável, ele deve ser tratado como prioridade

EDUARDO BIAVATI
ESPECIAL PARA A FOLHA

"O homem é a medida de todas as coisas" -a máxima de Protágoras é uma ideia central da Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020, que se coloca agora como desafio global.
Trata-se da medida que fomos perdendo em nossas cidades, dominadas metro a metro pelo automóvel e todos os demais veículos, motorizados ou não, às custas de calçadas miseráveis, avenidas cada vez mais largas e áreas verdes ridículas.
É exatamente o que qualquer criança retrata em seus desenhos. O trânsito é um emaranhado de carros e máquinas, com uma árvore aqui, pessoas acolá. O pedestre não pertence ao desenho, nem ao imaginário, e isso diz muito da insustentabilidade das opções políticas que fizemos ao longo do tempo.
O problema é que o espaço e o tempo que sobraram para os carros, faltaram ao trânsito dos pedestres.
Dizia-se facilmente que esse era o preço do progresso e que, bem educados, os pedestres encontrariam seu lugar na cidade. Imagina-se ainda hoje que um pedestre bem educado seja perfeitamente capaz de atravessar uma rua no tempo a ele destinado: 1,2 metro por segundo.
Ao invés de insistirmos no insucesso absoluto do esforço de adequar os pedestres às regras do sistema do trânsito, que tal invertermos a equação, colocando esse sistema e o ambiente urbano a serviço da segurança desses?
Se quase a metade dos mortos no trânsito é de pedestres, o usuário mais vulnerável, não resta dúvida de qual deve ser a prioridade máxima da gestão pública. É o que representam as novas Zonas Máximas de Proteção ao Pedestre em São Paulo.
A iniciativa exigirá a vontade de mudança de motoristas e motociclistas. Essa é a lição de Brasília, que aprendeu a respeitar as travessias das pessoas. Antes, porém, foi preciso entender que somos todos pedestres.

EDUARDO BIAVATI é sociólogo e especialista em segurança no trânsito


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