São Paulo, terça, 12 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juizado da Infância apura denúncia no Rio

free-lance para a Folha

O Juizado da Infância e Juventude está apurando seis denúncias de maus-tratos contra menores internos da Escola João Luiz Alves, em Bangu (zona oeste do Rio). Os processos, abertos a partir de denúncias de pais, foram instaurados há cerca de um mês.
A nova tentativa de rebelião no antigo presídio Moniz Sodré, sede atual da escola, anteontem à noite, foi a terceira em menos de um mês.
Na tentativa, que começou às 20h e terminou por volta de meia-noite, seis menores e oito policiais ficaram levemente feridos. Alguns funcionários também sofreram ferimentos.
Os internos colocaram fogo em colchões, roupas e documentos. Houve explosão de botijões de gás e alguns tiros foram disparados. A diretoria da escola afirma que os menores estavam armados com facas, ferros e picaretas, entre outros objetos.
No local há cerca de 360 internos. A parte da frente do antigo presídio ficou destruída, assim como a documentação do Desipe (Departamento do Sistema Penitenciário) e prontuários.
Segundo o juiz titular da 2ª Vara da Infância e Juventude (responsável por menores infratores), Guaraci de Campos Vianna, a rebelião não teve motivação específica. Os internos, segundo ele, foram transferidos para o antigo presídio justamente por terem destruído no final do ano passado, durante uma rebelião, o local onde funcionava a Escola João Luiz Alves.
Vianna afirmou que esteve na escola na semana passada e que havia conversado com os internos a respeito das transferências, que seriam iniciadas nas próximas semanas, por causa do problema de superlotação. A reação deles teria sido positiva, e eles estariam conformados, disse.
No domingo, as visitas na parte da tarde teriam transcorrido normalmente, e teria havido uma reunião entre representantes do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e pais dos internos. A assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça do Estado informou que será aberta sindicância para apurar a tentativa de rebelião.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.