São Paulo, Sábado, 12 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIRURGIA
Hospital melhorou captação e zerou lista de espera de pacientes
HC faz seleção de pacientes para transplantes de córnea

da Reportagem Local

O Hospital das Clínicas de São Paulo faz amanhã uma seleção de pacientes que precisam de transplantes de córnea.
A intenção é formar uma nova lista de candidatos a transplante, uma vez que o hospital conseguiu zerar o número de pessoas à espera de uma córnea.
Das 7h às 12h, o HC estará aberto para triagem desses novos pacientes. Qualquer pessoa que tiver problemas nas córneas pode participar da seleção. Cerca de 50 oftalmologistas vão realizar vários tipos de exames nos pacientes para selecionar aqueles casos que necessitam de transplantes.
Pessoas que tiverem problemas em apenas uma das córneas ou que tiverem doenças que não causam cegueira serão descartadas.
O Hospital das Clínicas tem capacidade para atender 400 pessoas das 7h às 12h de amanhã. Se a demanda for maior, os exames serão remarcados.

Lista zerada
Segundo Newton Kara José, professor titular de oftalmologia da Faculdade de Medicina da USP, o HC conseguiu acabar com a lista para transplante porque aumentou a captação de córneas.
Em maio, foram captadas 40 córneas em bom estado, contra apenas 30 entre janeiro e abril. "Conseguimos nos organizar internamente para aumentar a captação de córneas", diz José.
Outro fator que colaborou para o aumento do número de transplantes no HC -e em todos os hospitais do país que fazem transplantes pelo SUS (Sistema Único de Saúde)- foi a modificação da política do SUS, que passou a pagar o valor dos transplantes diretamente para os hospitais.
Antes, o procedimento estava incluído no teto de gastos determinado pelo SUS, o que limitava o número de transplantes. "Com esse teto, o HC deixava de receber R$ 1 milhão anualmente do SUS porque fazia mais procedimentos que o teto permitia", diz José.


As consultas serão realizadas no prédio dos ambulatórios do HC, na av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 255, São Paulo.


Texto Anterior: Ministro encaminha queixa contra hospital
Próximo Texto: Morre no Rio, aos 95, pioneira da aviação
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.