São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PCC "não domina mais" sistema prisional de SP, afirma Lembo

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), afirmou ontem, em Campinas (95 km de SP), que o PCC (Primeiro Comando da Capital) "não domina mais" os presídios e que a crise que atinge o sistema carcerário e a segurança pública no Estado "está sob controle".
Leia a seguir os principais trechos da entrevista do governador, concedida após a inauguração de um centro de serviços públicos na cidade.

 

PCC
"Até dezembro, vamos ter total disciplina nos presídios. Acabaram as presenças das ONGs artificiais e a do comando do PCC nas prisões. Hoje quem domina é a sociedade, com a presença dos agentes e secretários de Estado."

ARARAQUARA
"Creio que até o fim da semana conseguimos ter o controle total das três alas [da prisão]."
"São Paulo é auto-suficiente em matéria de polícia. Por que polícias do mundo todo vêm a São Paulo aprender as experiências? Porque somos bons."

NOVOS ATAQUES
"É uma resposta que só se eu fosse um mágico, um profeta, ou alguém que visse o futuro. (...) A todo momento, todos nós que ocupamos cargos públicos estamos em risco."

MOTOQUEIROS
"Tive uma reunião com o secretário Saulo sobre um tema complexo: os motoqueiros de noite. Ainda nesta noite [anteontem] motoqueiros lançaram bombas contra uma guarnição da PM em São Paulo."

ATAQUE
"As polícias são inteligentes e sabem quando é um ataque do PCC e quando é de um molequinho bobinho, que quer brincar de herói [sobre o ataque a um batalhão em SP ontem]."

INTELIGÊNCIA
"Faltou informação [em governos anteriores]. O Brasil depois de 1964 entrou numa síndrome complexa por causa do SNI [extinto Serviço Nacional de Informações]. Em São Paulo, os governantes acabaram com serviço de informação."


Texto Anterior: Contra túneis, Araraquara vai concretar piso
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: O impossível dançou
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.