São Paulo, terça-feira, 12 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após dois meses, vias recapeadas já apresentam falhas

Problemas no asfalto foram encontrados em 24 das 59 ruas reformadas recentemente na cidade de São Paulo

Secretaria diz que todas as vias estão dentro do período de 90 dias para vistorias, portanto, não estão concluídas

TATIANA SANTIAGO
RAFAEL ITALIANI
DO "AGORA"

Buracos, ondulações, desnivelamento, remendos na pavimentação e até falta de asfalto. Essa foi a situação encontrada na semana passada pela reportagem em 24 das 59 ruas que foram recapeadas há menos de dois meses na cidade de São Paulo.
Do total, 40% das vias públicas já apresentam problemas. Recentemente, a prefeitura liberou R$ 19,5 milhões para o recapeamento de 59 ruas e avenidas para 24 subprefeituras das cinco regiões.
Na rua do Bosque, na Barra Funda (zona oeste), a pista já possui buracos. Um deles é bem em frente à usina de asfalto responsável pelo produção da massa asfáltica usada na cidade. A Tomás Edison, também no bairro, tem os paralelepípedos à mostra.
A rua Engenheiro Aubertin, na Lapa (zona oeste), recebeu asfalto somente na sua área central, perto da rua Willian Speers.
Próximo à guia, tanto do lado direito quanto do esquerdo, cerca de 50 cm foram esquecidos. Quando os motoristas estacionam no local, percebem o grande desnível.
Bocas de lobo mais altas ou mais baixas que o restante da via são frequentes, como ocorre nas ruas Serra de Japi e Serra de Bocaina, na região da Mooca (zona leste).
Das vias em boas condições, poucas já estavam com a sinalização horizontal.
Para o engenheiro Virgílio Merghi, presidente da Andit (Associação Nacional de Infraestrutura de Transportes), o tempo médio de duração do asfalto no Brasil é de cerca de dez anos. "Quem faz um projeto sério calcula o volume de tráfego na via ao longo da vida útil", diz Merghi.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Outro lado: Vias ainda serão vistoriadas, diz secretaria
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.