São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Prefeitura admite haver falhas, mas pede mais prazo

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo, hoje nas mãos do PT, admite que muitos dos 39 empreendimentos do Projeto Cingapura têm inúmeras falhas urbanísticas e estruturais, mas descarta a possibilidade de conseguir submeter todos eles à análise dos órgãos fiscalizadores em aproximadamente quatro meses, como ordena a Justiça.
"É verdade [que faltam laudos". Feita a regularização fundiária, teremos que passar a análise dos projetos, mas não acho que consigamos resolver isso em 120 dias", afirma Gabriel Blanco, gerente de aprovação da Cohab.
O ex-prefeito Celso Pitta passou à Cohab a responsabilidade pela regularização dos empreendimentos em 2000, seu último ano de governo.
Blanco diz que os problemas de projeto, além de acessibilidade e saneamento, passam exatamente pela falta de recuos dos prédios em relação aos leitos viários, largura de corredores, situação das áreas que deveriam ser livres (muitas delas estão ocupadas por barracos) e, sobretudo, correspondência entre as plantas e os empreendimentos construídos.
A administração petista conseguiu colocar 2 dos 39 Cingapuras em condições de serem avaliados. Os projetos desses dois estão sendo estudados pelos setores de parcelamento de solo e análise de construções da própria prefeitura -já que nem esses laudos existem.
"Agora nosso trabalho é tentar adequar a realidade ao que a norma exige, mas nem sempre é possível. A saída vai ser adotar parâmetros mais flexíveis para a regularização e oferecer medidas compensatórias", diz.
A Cohab, no entanto, não concorda com o entendimento da Promotoria de que o Graprohab é a instância mais adequada para analisar os projetos. Para o município, são necessárias as checagens da Cetesb, da Sabesp, da Eletropaulo e dos Bombeiros.



Texto Anterior: Lar, doce lar?: Justiça ordena vistoria em Cingapuras
Próximo Texto: Outro lado: Cohabs e mutirões têm exatamente os mesmos problemas, diz Pitta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.