UOL


São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ave é mascote, diz estudante

DA REPORTAGEM LOCAL

A possível ingerência do PT na política estudantil adotada pelo Centro Acadêmico XI de Agosto foi a causa da manifestação de ontem, segundo os estudantes Pedro Wolnesck e Ernest Hellmuth -responsável por ter atirado a galinha preta contra a prefeita.
Eles são membros do "Partido Feudal", adversário do "Ruptura" -grupo que comanda o centro e que, diz Wolnesck, possui vínculos com o PT. Ele afirma, porém, que o "Feudal" não é ligado ao PSDB, como disse a prefeita.
"A nossa proposta é libertar o movimento estudantil de vínculos com partidos políticos. A idéia foi fazer um protesto contra as ingerências do PT no movimento estudantil e, por tabela, contra a administração do PT em São Paulo", afirmou Wolnesck.
Hellmuth disse estar insatisfeito com Marta por "criar muitas taxas e não mostrar serviço".
Os membros do "Ruptura", por sua vez, negam possuir alguma ligação com o PT ou qualquer outro partido político.
Em nota, os dirigentes do centro condenaram a forma como o protesto foi realizado. "A vaia e o aplauso são manifestações democráticas, porém o que ocorreu nesta ocasião foi uma agressão à pessoa da prefeita." Além disso, consideraram o ato ofensivo às mulheres de modo geral.
De acordo com Hellmuth, a ave foi usada no protesto por ser símbolo do "partido". Ele contou que o grupo havia comprado várias galinhas para distribuir no evento e que a idéia de jogar uma na prefeita só surgiu na hora do evento.
Os estudantes entraram com as aves dentro de mochilas e escolheram a preta como representação de um "despacho" para tirar Marta da prefeitura.
Cinco grupos políticos de alunos disputam o poder na faculdade. Desde o ano passado, quem preside o Centro Acadêmico XI de Agosto é o "Partido Ruptura".
O grupo surgiu em 1998 após um racha com o "Rasgando o Verbo". A eleição, porém, ocorreu em 1999, mas em 2000 e 2001 perdeu a direção para o "Partido Acadêmico Autêntico", reconquistando a presidência em 2002.
O "Partido Feudal" foi fundado neste ano e pretende disputar as eleições em outubro. Outro grupo político é o "Luta Socialista", dissidência do "Ruptura".


Texto Anterior: Comemoração inclui uma "urna do tempo"
Próximo Texto: Filha de secretário é detida em "pendura"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.