São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 2006
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MARIA INÊS DOLCI Dilema digital
A SUA INTERNET está mais lenta
do que de costume? Seus e-mails não chegam ao destino,
e os que enviaram para você também não? Isso não está acontecendo
somente com você. Quase todos os
provedores de acesso têm enfrentado, nas últimas semanas, problemas
técnicos.
Então, por que, em termos de serviços as coisas são tão difíceis? Há alguns dias, um usuário ligou para um provedor de acesso à internet, pois estava sem conexão. A resposta, gravada, era: "Informamos que estamos com dificuldades nas regiões...". Essa falha generalizada de acesso via banda larga, que acometeu, pelas informações que recebemos, São Paulo, criou uma vantagem esquisita: quem experimentava o acesso discado (pelo telefone fixo comum) à internet, conseguia enviar seus e-mails com muito mais facilidade do que pela banda larga. Essa espécie de "apagão digital disfarçado" passou batida, sem que os direitos dos usuários fossem respeitados. E nos provocou uma forte apreensão, em uma sociedade que cada vez mais depende do correio eletrônico (e-mail) e da internet: temos infra-estrutura e tecnologia suficientes para suportar o exponencial crescimento do número de usuários? Isso poderia melhorar, com mais concorrência. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu a favor dos consumidores quando tentou democratizar o leilão do WiMax (serviço de banda larga sem fio). Lamentavelmente, o Ministério das Comunicações adotou postura diversa, apoiando a participação das operadoras de telefonia fixa e móvel no leilão, suspenso pela Justiça. Até agora, em lugar de respostas, temos um dilema digital. NA INTERNET - http://mariainesdolci.folha.blog.uol.com.br Texto Anterior: Namoro de 2 anos era marcado por separações e voltas Próximo Texto: Consumo Índice |
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