São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 2006

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Consumo

Companhia aérea deixa cliente nos EUA e não reembolsa volta

DA REPORTAGEM LOCAL

Robson Luiz Schiefler e Silva teve problemas com a companhia United Airlines para voltar dos Estados Unidos ao Brasil. Ele conta que o vôo de Boston para Washington saiu com uma hora e meia de atraso, perdendo a conexão.
"Lá me foi dito: você é do Brasil, deve ser difícil entender, mas somos pontuais aqui... Com isso, aproximadamente quarenta passageiros ficaram sem possibilidade de continuar a viagem", diz.
A companhia informou que não iria pagar refeições ou hospedagem e que o cliente deveria procurar hotel e diariamente se apresentar para ficar na lista de espera. A única certeza era um vôo que sairia cinco dias depois.
"Considerando o cenário (problemas na Varig) e meus compromissos no Brasil, busquei encontrar uma solução que minimizasse o meu prejuízo." Silva conseguiu voltar no dia seguinte pela TAM, a partir de Nova York -fazendo com que voasse até esta cidade. "O meu pleito é buscar uma forma de compensação para o montante de US$ 1.714, ainda que parcial."

EMPRESA NÃO TROCA CELULAR NA GARANTIA
Bruna Di Monaco conta que seu celular Sony Ericsson, comprado há menos de um ano, apresenta um defeito no software. A bateria também não carrega mais. Foi informada pela assistência técnica autorizada que o aparelho oxidou, mesmo sem ter sido molhado, e não tem mais conserto. Como o celular ainda estava na garantia, a Ericsson solicitou que o aparelho passasse por outra assistência. Após quase um mês, foi informada que o celular realmente não tinha conserto. A empresa não ofereceu nenhuma solução para a cliente, como ressarcimento ou troca. Ela reclama do atendimento, dizendo que um funcionário desligou o telefone na sua cara.

Resposta: A Sony Ericsson informou que entregou um novo produto à cliente.

LEITORA NÃO CONSEGUE OBTER DINHEIRO DE VOLTA
Sandra Y. Yonekura diz que comprou um produto no site da Saraiva (www.saraiva.com), com prazo de 29 dias úteis para entrega. Dias depois, foi informada que o pedido não seria atendido por causa da indisponibilidade do fornecedor. O reembolso deveria ocorrer em sete dias, mas a consumidora aguardou em vão. "Para minha surpresa, recebi outra informação errônea, do departamento de controle, me informando que o estorno de R$ 144,00 havia sido feito... Fui conferir e nada!"
Resposta: A Saraiva afirma que o pedido não foi atendido no prazo devido à indisponibilidade do produto em estoque e que tentou entrar em contato com a cliente por telefone para informar sobre o reembolso -já realizado. A empresa lamenta o transtorno.


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