São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura instalará câmeras em túneis, pontes e escolas

Colocação de 8.500 dispositivos deve levar 2 anos; cidade tem hoje 3.752 equipamentos
Objetivo é aumentar a vigilância no interior e nos arredores de colégios, túneis, pontes, hospitais, AMAs e postos de saúde

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo quer colocar cerca de 8.500 câmeras na cidade para aumentar a vigilância no interior e nos arredores de escolas, túneis, pontes e equipamentos de saúde -como hospitais, AMAs e postos de saúde. O número será adicionado às 3.752 câmeras que existem hoje no município -algumas das atuais podem vir a ser substituídas.
O serviço, cuja licitação vai ser aberta em 24 de setembro, deve ser executado por uma empresa contratada pela prefeitura através de pregão, de acordo com o coordenador de segurança urbana do município, Edsom Ortega.
As câmeras não serão compradas pela administração municipal, ao contrário do que ocorre atualmente -a empresa contratada será responsável pela aquisição e manutenção do equipamento; a prefeitura vai adquirir só os direitos de imagem. Segundo o coordenador, a expectativa é que o serviço reduza em 40% os custos em relação ao modelo tradicional, de compra de câmeras.
A instalação das câmeras será progressiva, e o contrato deve levar cerca de dois anos para ser concluído. "Esse sistema evita o que ocorre em Londres, onde mais da metade das câmeras não funciona porque está obsoleta", diz Ortega.
A instalação de câmeras deve prevenir os furtos de cabos em túneis e pontes -só neste ano, 200 metros de fios foram furtados da área da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira.
O serviço prevê ainda o uso de câmeras móveis, instaladas em carros ou motos. Segundo a prefeitura, o sistema de visualização das imagens permitirá ao operador das câmeras acompanhar até cem filmagens.


Texto Anterior: Demora em processo faz STF soltar membros de facção em SP
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.