São Paulo, quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agricultor faz exames, pela 1ª vez, em caminhão

DA REPORTAGEM LOCAL

Eram 2h da madrugada quando o agricultor Osvaldo Andrade, 59, chegou à igreja matriz da cidade de Colorado do Oeste (RO), 755 km da capital, para esperar a vez de fazer o seu primeiro exame da próstata. Nas horas seguintes, outros 40 homens, também novatos, engrossariam a fila.
O inusual da cena é o fato de o médico chegar a bordo de um caminhão com carreta equipada de dois consultórios e uma sala cirúrgica. O veículo, do Hospital do Câncer de Barretos, está percorrendo as regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste do país fazendo exames de prevenção do câncer da próstata, do colo uterino e da pele.
No caso do agricultor, tanto o exame de sangue como o de toque retal foram sugestivos de câncer da próstata. Hoje, ele está sob tratamento no hospital de Barretos.
Assim como Andrade, no último ano, cerca de 11 mil homens já fizeram o exame da próstata na carreta, 70% deles pela primeira vez na vida. A carreta, avaliada em R$ 1 milhão, foi comprada graças a doações e leilões feitos pelo hospital.
Vergonha do exame da próstata? "Eu e os meus colegas ficamos desinibidos. A gente não vai ficar menos homem por isso. Quem pensa assim é muito ignorante", diz Andrade. (CC)


Texto Anterior: Sexualidade: União estuda dar pílula para disfunção erétil
Próximo Texto: Cavaleiros da literatura: Escritores ganham estátuas em MG
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.