São Paulo, quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAVALEIROS DA LITERATURA

"Encontro Marcado" traz Otto Lara, Sabino, Mendes Campos e Pellegrino

Escritores ganham estátuas em MG

Cesar Tropia/"O Tempo"
As estátuas de bronze de Sabino, Otto Lara, Pellegrino e Mendes Campos em praça mineira


PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino ganharam ontem um encontro permanente em Belo Horizonte. Os "cavaleiros mineiros do apocalipse" podem ser vistos, em estátuas, na praça da Liberdade, no centro.
Com a presença de parentes e amigos, as estátuas dos escritores Sabino (1923-2004), Otto Lara (1922-1992), Mendes Campos (1922-1991) e do também psicanalista Pellegrino (1924-1988) foram inauguradas pelo governador Aécio Neves (PSDB), que se inspirou na "ousadia" de ação e pensamento dos quatro para pedir aos seus conterrâneos menos introspecção e mais atitudes.
"Estamos eternizando exemplos de comportamentos pessoais e de ousadia. O mineiro precisa ser mais ousado na busca da construção de mais espaços", disse o governador.
Para ele, a homenagem da Secretaria da Cultura visa dar oportunidade às próximas gerações de conhecer as obras e o pensamento dos quatro amigos.
Apelidados por Otto Lara de "os quatro cavaleiros de um íntimo apocalipse" ou "adolescentes definitivos", a amizade entre os escritores começou na primeira metade do século passado.
Eles se encontravam com bastante freqüência na capital mineira para discutir política e literatura, de preferência em algum bar ou café. Encontros que prosseguiram ainda por muitos anos no Rio, para onde se mudaram.
As estátuas em tamanho natural, criação do artista plástico Leo Santana, foram batizadas de "Encontro Marcado", nome do romance de Sabino, de 1956 ("O Encontro Marcado" -ed. Civilização Brasileira).
Financiadas pela mineradora MBR, as estátuas em bronze foram instaladas em um espaço onde funciona um anexo da biblioteca pública estadual. Ontem fez um ano da morte de Sabino.


Texto Anterior: Agricultor faz exames, pela 1ª vez, em caminhão
Próximo Texto: Mortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.