São Paulo, segunda-feira, 12 de outubro de 2009

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Leitora diz que óculos sumiram de bagagem em viagem aos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

A leitora Paula Salazar reclama do sumiço de um par de óculos de sol em sua bagagem durante voo de Orlando, nos EUA, para São Paulo. A viagem pela companhia American Airlines foi em agosto.
Paula conta que no Brasil percebeu que sua mala estava embalada com um plástico. Porém, ela não tinha colocado esse produto como proteção.
"Tirei fotos da minha bagagem no próprio aeroporto. Ao chegar em casa, abri minha mala e senti falta de um óculos de sol que vale R$ 780."
Ela conta que, em contato com a companhia, recebeu a informação de que esse tipo de produto não é coberto.
De acordo com Paula, seu cadeado estava quebrado, assim como um zíper.
"Gostaria de saber qual é a responsabilidade da companhia aérea. Tenho como comprovar que levei os óculos na viagem, pois tenho fotos com ele", diz.

Resposta: A American Airlines disse que a Agência Nacional de Aviação Civil prevê que objetos de valor sejam declarados à empresa aérea. A companhia não se responsabiliza por possíveis danos de inspeções da TSA, agência americana de aviação.



Leitor: Bruno Silveira
Empresa: Camicado
Queixa: O engenheiro conta que tentou por mais de uma hora ligar para o SAC da Camicado, mas não conseguiu. Afirma que seguidamente recebe a informação de que os atendentes estão ocupados.

Resposta: A Camicado afirmou que trabalha continuamente para agilizar o atendimento dos clientes.



Leitor: Marta Sandra Grzywacz
Empresa: Telefônica
Queixa: Afirma que comprou um plano de linhas compartilhadas da Telefônica para sua empresa, mas descobriu que elas já eram cobradas em sua fatura antes mesmo de aceitar a promoção da operadora.

Resposta: A Telefônica informou que cancelou a linha e os valores cobrados. Pediu desculpas pelo ocorrido.



Leitor: Vera Lúcia Teixeira Santos
Empresa: Blockbuster Online
Queixa: Solicitou o cancelamento do serviço em 10 de setembro, mas teve de fazer vários contatos para que os filmes em seu poder fossem retirados. Recebeu ainda uma cobrança indevida após o cancelamento.

Resposta: A Blockbuster Online disse lamentar o ocorrido e que o estorno solicitado já foi providenciado.



Leitora: Deborah Almeida
Empresa: FMU
Queixa: Aluna de Relações Internacionais reclama do pedido de mudança imposta pela instituição. Segundo ela, a alteração para o campus na Liberdade -o atual fica no Itaim- foi imposta sem consultar os estudantes.

Resposta: A FMU diz que não impôs a mudança aos alunos e que, por falta de um acordo, o curso permanecerá no campus atual (Itaim).



Leitor: Claudio Yukio Yano
Empresa: CBB (Caesar Business Botafogo)
Queixa: Leitor fez reserva no hotel, mas, ao chegar lá, foi informado de que não havia quarto para acomodá-lo. Foi mandado para outro hotel, pagou a hospedagem, mas diz que o CBB debitou em seu cartão uma diária.

Resposta: O CBB informa que acomodou o cliente em um hotel de igual nível e que o serviço cobrado no cartão do hóspede foi estornado.



Leitor: Ricardo A. de Azevedo
Empresa: C&A
Queixa: "Paguei R$ 80 no autoatendimento de uma loja, mas a máquina travou e não emitiu o comprovante. O valor foi debitado em minha conta, mas a central de atendimento diz que não consta no sistema."

Resposta: A C&A diz que entrou em contato com o cliente e o orientou a retirar o comprovante de pagamento na loja.


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