São Paulo, Sexta-feira, 12 de Novembro de 1999
Próximo Texto | Índice

Isso é que é querer apoquentar o cliente!


BARBARA GANCIA
Colunista da Folha

A "Veja", que não é burra nem nada, fez o maior alarde sobre o furo interplanetário conseguido em entrevista com o presidente mundial da Coca-Cola, Douglas Ivester.
O mais alto executivo da empresa que fabrica o produto mais conhecido do mundo confirmou ao repórter da revista estar testando máquinas de refrigerante que reajustam automaticamente o preço das latinhas à medida que a temperatura sobe.
Faz muito bem a "Veja" em se vangloriar de seu feito, pois não é todo dia que se pega no pulo o presidente da empresa dona da marca símbolo do dito imperialismo norte-americano e, consequentemente, símbolo do capitalismo. Onde já se viu admitir publicamente que você está estudando meios para tungar o seu cliente, quando ele mais precisa do seu produto? Na minha terra isso é caso de polícia.
Nos EUA a reação à declaração de Ivester veio a galope. Todos os grandes jornais falaram do assunto, os chargistas caíram matando e até no programa de entrevistas mais assistido da TV, o "Tonight Show", o humorista e apresentador Jay Leno fez troça, dizendo que só falta agora alguma Jontex da vida subir o preço nas máquinas de camisinha depois do fechamento dos bares e do comércio.
Pois é. Você já imaginou se a moda pega? Para a Ana Maria Braga a moda já pegou. Ao inverso. Ué? Não andaram dizendo que a audiência de seu programa sobe barbaridades quando chove e despenca quando faz sol?
Já imaginou se o preço do ingresso de cinema der para subir toda vez que a fila da bilheteria dobrar o quarteirão?
Ou, quem sabe, se você tiver de pagar dobrado para assistir o Santos F.C. jogar só porque ele deu de 6 x 0 no Palmeiras na última rodada do campeonato? Tudo bem, nessa eu escorreguei na maionese. Vamos fazer de conta que eu disse Corinthians em vez de Santos, está bem?
E será que, a cada prisão efetuada por conta das revelações da CPI do Narcotráfico, a droga deve ficar mais cara? Será que se o deputado José Gerardo (sabe o Zé Gerardo? É aquele do: "E Huguinho? Foi Zé Gerardo que mandou matar. E Zezinho? Foi Zé Gerardo que mandou matar. E Luizinho? Foi Zé Gerardo que mandou matar") fosse preso, a cotação da cocaína subiria?
E se descobrissem que alguns laudos assinados por Badan Palhares contêm erros grosseiros, será que os preços dos seguros de vida ficariam mais baratos? Viajei de novo na Hellmann's . Não está mais aqui quem falou.

QUALQUER NOTA

Barbarica pit bull
Acabo de receber uma senhora homenagem. No próximo dia 20, o Kennel Clube Paulista promove no parque da Água Branca a "Exposição Geral Internacional Barbara Gancia", que julgará cães das raças rottweiler e pit bull. O Kennel não acertou em cheio? Se eu tivesse virado nome de exposição de yorkshire, me matava!
"Ubaneve" Quando você acha que já viu tudo, o Weather Channel inova. Na previsão da última quarta-feira, o website previa neve e gelo em Ubatuba!
Fim da agonia O novo show de Adriana Calcanhoto chama-se "Se o Amor é Fantasia, Eu Me Encontro em Pleno Carnaval". Ufa! Finalmente ela saiu da fossa.

E-mail: barbara@uol.com.br
www.uol.com.br/barbaragancia/


Próximo Texto: Criança: Segurança é acusado de trancar garoto em câmara fria de supermercado de SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.