São Paulo, Sexta-feira, 12 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIANÇA

Soldado da PM fazendo bico mantém menino de 10 anos a temperatura inferior a 8° por mais de 10 min

Segurança é acusado de trancar garoto em câmara fria de supermercado de SP
Marlene Bergamo/Folha Imagem
O garoto T.S.V., 10, que ficou trancado dentro de câmara fria do Pão de Açúcar da Vila Nova Conceição (zona sudoeste de SP)


MARCELO OLIVEIRA
LILIAN CHRISTOFOLETTI
da Reportagem Local

Um menino de 10 anos foi intencionalmente trancado dentro de uma câmara fria do supermercado Pão de Açúcar, onde ficou entre 10 e 20 minutos. O acusado pelo crime é o soldado da PM Jonilson Cabral Soares de Lima, 21, que faz bico como segurança do supermercado.
O PM, que foi preso em flagrante na noite de anteontem, diz que o menino estava pedindo esmolas a clientes na rua da loja. O garoto T.S.V. diz que estava "guardando carros". O supermercado fica na Vila Nova Conceição, bairro nobre da zona sudoeste paulistana.
A mãe do menino, M.S., 36, desempregada há mais de quatro anos, sobrevive da venda de chicletes e de esmolas que recebe em um cruzamento na avenida República do Líbano, próximo ao supermercado.
Ela não viu o momento em que o filho foi pego pelo segurança e estava com outras quatro crianças (uma irmã do garoto e mais três filhos do marido, que já morreu) no ponto onde vende os chicletes.
Segundo T., o segurança estava vestido à paisana e, sem explicar o porquê, o puxou pelo braço e o levou até a câmara fria.
O garoto afirma que não foi o primeiro a ser trancado na câmara e que um de seus irmãos e um amigo lhe disseram que já foram mantidos no mesmo local.
T. afirma que foi libertado por Lima e que depois os dois discutiram na rua, chamando a atenção de clientes que chamaram a PM, que prendeu o soldado.
Lima é acusado de ter infringido o artigo 230 do Estatuto da Criança e do Adolescente -privação ilegal de liberdade de criança ou adolescente. Ele foi solto após pagar fiança de R$ 50.
O Pão de Açúcar afirma que na câmara os produtos são acondicionados a uma temperatura de 4C a 7C. Mas a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária disse que câmaras de refrigeração devem conservar produtos em temperaturas entre 0C e 4C.
A Folha apurou que funcionários só podem entrar na câmara com luvas e botas e que o local deve ser evitado por gestantes.
T. contou que havia produtos congelados na câmara e que vestia uma blusa de malha e uma calça de algodão. "Parecia que minhas orelhas iam rachar", disse.
O Grupo Pão de Açúcar divulgou uma nota dizendo repudiar a atitude do segurança e informou que ele foi afastado (leia abaixo).
Além de perder o bico, Lima poderá ser expulso da PM. Ontem, ele estava detido na corregedoria, onde pode ficar por até mais três dias, enquanto o caso é apurado.



Texto Anterior: Barbara Gancia: Isso é que é querer apoquentar o cliente!
Próximo Texto: Mãe cria 11 com chiclete e esmola
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.