São Paulo, Sexta-feira, 12 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viciados dobram troca de seringas descartáveis

da Folha Ribeirão

O programa de troca de seringas descartáveis para usuários de drogas injetáveis dobrou os atendimentos este ano em relação a 98 no país e já alcançou 600 mil unidades distribuídas.
A informação é da Aborda (Associação Brasileira de Redutores de Danos), organização não-governamental que acompanha os 32 projetos de troca de seringas desenvolvidos atualmente no país.
O Estado com maior número de núcleos é São Paulo, onde 17 programas em 11 cidades estão indo aos usuários distribuir kits contendo preservativos masculinos e seringas descartáveis.
"Compartilhar seringa é o comportamento mais eficaz para transmissão de HIV", disse o presidente da Aborda, Domiciano Siqueira, que participa do 2º Fórum de Redução de Danos: Novos Caminhos, em Ribeirão Preto (319 km de São Paulo).
O coordenador da Aborda afirmou que o número de projetos de troca de seringas teve maior crescimento de sua história neste ano. Passou de 20 grupos em 98 para 32 até agora.
O programa já tem dez anos e a primeira cidade a criar seu núcleo foi Santos (SP), que tinha mais casos de infectados por HIV.
Em Ribeirão Preto, o programa de troca de seringas começou em março deste ano, quando foram trocadas 26 seringas. Em outubro, foram recolhidas 318.





Texto Anterior: Educação: Repetência atinge 54% dos alunos
Próximo Texto: Ensino à distância: Conselho comete erro em lista de escolas descredenciadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.