São Paulo, Sexta-feira, 12 de Novembro de 1999
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EDUCAÇÃO

Programa não evita atraso escolar

Repetência atinge 54% dos alunos

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
da Agência Folha, em BH

Os programas de aceleração de aprendizagem, aprovados em 1996 pelo MEC (Ministério da Educação), ainda não conseguiram reduzir o número de alunos repetentes.
O assunto foi debatido no Encontro Nacional de Aceleração de Aprendizagem, promovido nesta semana em Belo Horizonte pela prefeitura e por organizações não-governamentais e que reuniu representantes de cerca de 300 municípios e de secretarias estaduais da Educação, segundo a organização.
Dados divulgados durante o encontro mostram que, segundo levantamento de 1996 do MEC, 54% dos alunos do ensino fundamental (ex-Primeiro Grau) da rede pública não cursam a série em que deveriam estar de acordo com sua idade. Isso representa 16 milhões de estudantes, o que resulta em gasto extra de R$ 4,5 bilhões.
A consultora educacional Solange Carli estima que esses recursos seriam suficientes para a criação de 7,5 milhões de vagas na rede pública de ensino.
Os palestrantes do encontro defenderam os programas de aceleração como um método que permita aos alunos recuperarem o tempo perdido melhorando sua capacidade de aprendizagem. Os programas estabelecem que, durante um ano, o aluno repetente fique em uma classe especial. Nesse período, ele deve receber aulas multidisciplinares e estímulos para desenvolver sua capacidade de aprender. Ao final do ano, é promovido para a classe onde deveria estar.
Para a consultora Solange Carli, o objetivo dos programas é atingir 6 milhões de alunos da 1ª à 4ª séries, cuja defasagem é de dois anos ou mais. Mas até agora foram atendidos somente 400 mil alunos.
A situação mais crítica é a da região Nordeste, onde, segundo dados do Ministério da Educação, 48,47% dos alunos de 1ª à 4ª séries têm dois ou mais anos de defasagem.
Em São Paulo, o número de alunos com dois anos de defasagem escolar era, em 96, de 404 mil crianças, ou 12% dos alunos matriculados.
Neste ano, 31 mil alunos foram atendidos pelo programa.



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