São Paulo, terça-feira, 12 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Das 50 aeronaves que tinham até setembro deste ano, 21 foram aposentadas

TAM reduzirá frota de Fokker-100

DA REPORTAGEM LOCAL

A TAM planeja aumentar de 49 para 53 sua frota de aeronaves Airbus até o final do ano e pretende diminuir o número de aviões Fokker-100. A companhia informou que a intenção é renovar a frota para que a idade média de seus aviões não passe de sete anos. Atualmente, é de cinco.
Aeronaves Fokker têm sofrido diversos acidentes nos últimos anos. Anteontem, um avião Fokker-27 da LaoagAir caiu nas Filipinas e matou ao menos 14 pessoas. Semana passada, um Fokker-50 da Luxair caiu em Luxemburgo, e 20 pessoas morreram.
O DAC (Departamento de Aviação Civil) informou que as vistorias em aviões Fokker não serão intensificadas no Brasil. De acordo com o departamento, isso só vai acontecer caso as investigações em Luxemburgo e nas Filipinas comprovem que houve algum problema no equipamento.
Até setembro deste ano, a TAM tinha 50 aeronaves Fokker-100, mas já "aposentou" 21. A frota atual da empresa é de 29 Airbus-320, 29 Fokker-100, 11 Airbus-319 e nove Airbus-330.
A montadora holandesa responsável pelos aviões Fokker fechou há cerca de seis anos. Uma outra empresa foi criada para manter a aeronavegabilidade dos aviões ainda em circulação.
Nos últimos anos, a TAM tem sido abalada por acidentes envolvendo sua frota de Fokker-100.
Em 1996, no pior deles, uma aeronave caiu nas proximidades do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo). Morreram 99 pessoas que estavam no avião e outras nove em terra.
Em 2000, pelo menos 26 famílias aceitaram a proposta da empresa de receber US$ 145 mil.
Em setembro deste ano, a Justiça decidiu que a TAM será obrigada a pagar indenização para Maria Aparecida Locatelli, 61, ex-mulher de uma das vítimas do acidente. A assessoria de imprensa da TAM não soube informar se a companhia recorreu.


Texto Anterior: Saúde: Álcool é a droga que mais atrai aluno
Próximo Texto: Panorâmica - Caso Pedrinho: Mãe adotiva pode ser processada por falsificação de registro de nascimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.