São Paulo, sexta-feira, 12 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOB SUSPEITA

PMs podem ter seqüestrado 3 jovens no Rio

MARIO HUGO MONKEN
DA SUCURSAL DO RIO

Policiais militares do 12º Batalhão (Niterói, cidade a 15 km do Rio) estão sendo investigados sob acusação de terem seqüestrado três jovens moradores do morro do Castro, na tarde do último dia 3, e exigido resgate para libertá-los. Os rapazes, com idades entre 21 e 26 anos, estão desaparecidos.
Segundo depoimentos de parentes na 78ª DP (Delegacia de Polícia), Luís Alberto Firmino Guimarães, 26, Márcio da Silva Nascimento, 23, e Rafael Gregório, 21, teriam sido vistos pela última vez em uma blitz organizada por PMs em frente ao Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), no bairro da Engenhoca. Na ocasião, os três estavam em um Gol do sogro de Nascimento e seguiam para Niterói. O carro não foi encontrado até agora.
O delegado titular da 78ª DP, José William Medeiros, disse à Folha que parentes afirmaram que, no dia do sumiço, Nascimento ligou e disse que tinha sido seqüestrado por PMs, que exigiam resgate de R$ 16 mil. O valor, segundo Medeiros, teria baixado para R$ 6.000. O resgate foi pago a dois homens no bairro do Fonseca.
O delegado informou que, diante da suspeita de pagamento de resgate, encaminhou a investigação para a DAS (Divisão Anti-Seqüestro). Dali, o inquérito foi para a 2ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM), órgão vinculado à Corregedoria da PM.
O titular da DPJM, coronel José Alencar de Castro, afirmou ter dificuldade para elucidar o caso porque nenhuma testemunha declarou abertamente tê-los visto sendo abordados pelos PMs. Ele disse que policiais do DPO da Engenhoca que trabalhavam no dia negaram qualquer envolvimento. O comandante do 12º Batalhão, tenente-coronel Mauro Assad, afirmou à Folha que "quem acusa tem que apresentar provas" e que, até agora, segundo ele, nada foi provado contra os PMs.


Texto Anterior: Transporte: Assaltos a ônibus de viagem em estradas sobem, diz associação
Próximo Texto: "Ele chorava, pedia que eu o ajudasse"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.