São Paulo, sábado, 12 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Se demorasse, cairia como geladeira"

DA REPORTAGEM LOCAL

Cinco segundos foi o tempo que o piloto Leonardo Rebuffo, 28, diz ter tido para fazer a manobra do pouso forçado. Cerca de três horas depois do acidente, com ar aliviado, comentava o receio que teve de não conseguir controlar a rotação do helicóptero após o estouro das correias de transmissão, responsáveis por passar a força do motor para os rotores da hélice e da cauda.
"Na hora veio na minha cabeça meu treinamento e a reação instantânea de executar a manobra para o pouso forçado. Se demorasse mais alguns segundos perderia rotação, as pás fechariam e eu cairia igual a uma geladeira", disse o piloto Rebuffo, que a todo instante era cumprimentado por colegas no Campo de Marte.
Com três anos de trabalho na empresa CCA Aero Táxi e 800 horas de vôo, Rebuffo, que até então só havia treinado o pouso forçado na escola de pilotagem, disse que não pensou em morte. "Das 100 horas de treinamento, passamos 90 fazendo a auto-rotação [controle da velocidade e da rotação para o pouso forçado]."
Aliviado por não ter causado ferimento no colega de vôo, o jornalista Geraldo Nunes, Rebuffo narrava o pouso "cinematográfico", como descreviam os colegas.
"Falei com o controle que estava retornando ao Campo de Marte, mas no meio no caminho estourou de vez e tive de pousar. Tinha o rio, a linha férrea com fios de alta tensão e a pista da marginal. Decidi pousar na pista, olhei um espaço entre os carros e vi a ponte Eusébio Matoso na minha cara. Não tinha força no motor para passar por cima da ponte e decidi pousar escorregando por baixo."
Para voltar a voar, Rebuffo fará avaliação física e psicológica no Hospital da Aeronáutica. O helicóptero foi inspecionado em 28 de outubro em oficina autorizada do DAC (Departamento de Aviação Civil). Tinha 153 horas de vôo, após ter completado a primeira vida útil (2.200 horas/vôo), quando a parte mecânica é trocada.


Texto Anterior: Helicóptero faz pouso forçado na marginal
Próximo Texto: Pouso foi correto, diz associação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.