São Paulo, segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Locais públicos não têm desfibrilador

Presença do aparelho em lugares de grande aglomeração, como estações, órgãos públicos e parques, é prevista em lei

Equipamento pode aumentar em até 1.000% as chances de sobrevivência em caso de uma parada cardiorrespiratória

ARTUR RODRIGUES
DO "AGORA"

Locais públicos de grande circulação não cumprem a legislação que exige a presença de desfibriladores. Estações de trem, parques e repartições públicas não contam com o aparelho, que pode aumentar em até 1.000% as chances de sobrevivência em caso de parada cardiorrespiratória. Ao menos três vítimas de morte súbita neste ano na capital poderiam ter sido salvas se a lei estivesse sendo cumprida.
Nenhuma das 84 estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) tem desfibrilador. Há cerca de 1,6 milhão de usuários por dia.
No mês passado, um aposentado teve parada cardiorrespiratória no posto Santo Amaro do Poupatempo (zona sul), que atende 12 mil pessoas por dia. Sem desfibrilador, ele morreu. Nos outros 17 Poupatempos do Estado, quem sofresse parada cardíaca teria o mesmo atendimento: nenhum. Segundo a assessoria do Poupatempo, os aparelhos foram comprados e devem chegar no mês que vem.
Cheios de "atletas de fim de semana", os 32 parques municipais também não têm os aparelhos. Segundo a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, nem o Ibirapuera, que recebe cerca de 200 mil no fim de semana, tem desfibrilador. No metrô, todas as 55 estações contam com aparelhos, e 1.270 funcionários estão treinados para utilizá-los.

Outro lado
A CPTM diz que abrirá licitação para locar 90 desfibriladores. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo também pretende regularizar sua situação, comprando 22 aparelhos para os 17 fóruns da cidade.
A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente estuda a compra do equipamento para os parques.
Procurada durante toda a semana, a Secretaria da Administração Penitenciária não informou se há desfibriladores nas unidades prisionais.

Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Árvores atrapalham o Campo de Marte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.