São Paulo, domingo, 12 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alunos aplicaram pesquisa em abril

DA REPORTAGEM LOCAL

O "Mapa das Crianças, Jovens e Adultos Fora da Escola" apresenta os resultados de uma mobilização nacional de organizações não-governamentais, escolas e grupos comunitários que aplicaram, em abril deste ano, uma pesquisa com finalidade educativa -os questionários foram aplicados por estudantes.
O estudo não possui controle de amostra, portanto, não constitui pesquisa científica. Seus resultados foram, no entanto, tabulados e em parte auditados pelo Ibope e apontam questões que prejudicam o acesso ao direito à educação consonantes com avaliações de especialistas e educadores.
"O estudo traz dados reais. Mas, como não tem uma amostragem, ele indica a necessidade de que pesquisas científicas sejam feitas a partir do que foi apontado pelo Mapa", explica Patrícia Kalil, assessora de projetos do Instituto Paulo Montenegro.
O mapa foi construído a partir de 12.604 questionários que representam igual número de domicílios nas cinco regiões do país. Foram entrevistadas apenas pessoas em idade escolar que estão fora da escola ou fora da idade escolar que abandonaram os estudos prematuramente.
O objetivo do mapa foi o de identificar as razões que levaram essas pessoas a deixar a escola e apontar o que as levaria de volta aos estudos. (FM)


Texto Anterior: Marido proíbe mulher de retomar curso
Próximo Texto: Para coordenadora, área precisa receber mais recursos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.