São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 2006

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Anac vai limitar o horário para vôos fretados

DA SUCURSAL DO RIO
DA FOLHA ONLINE, NO RIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai limitar os horários de vôos fretados para que eles não coincidam com os intervalos de pico da aviação comercial regular. O objetivo é dar mais fluidez ao tráfego aéreo e impedir a ocorrência de problemas nos aeroportos.
De acordo com o presidente da agência, Milton Zuanazzi, a medida foi aprovada por uma comissão formada pela Anac, pelo Decea (Departamento de Controle de Espaço Aéreo), pelas empresas aéreas e por agências turísticas.
Hoje a agência reguladora vai definir os detalhes dos ajustes nos horários dos vôos. Em princípio, os vôos fretados não poderão ser feitos entre as 7h e as 9h e entre as 17h e as 20h, de segunda-feira a sexta-feira. Aos domingos, serão proibidos a partir das 17h. Os vôos já marcados serão mantidos.
Zuanazzi, da Anac, afirma que a decisão não deve prejudicar o desempenho das operadoras e entrará em vigor imediatamente, antes do início da alta temporada -Natal, Ano Novo e férias de janeiro.
De acordo com ele, 70% dos vôos fretados no país ocorrem de dezembro a fevereiro. O impacto será maior para os vôos domésticos porque 80% partem de São Paulo. Vôos fretados internacionais são concentrados em rotas da Europa para o Nordeste ou para o Rio de Janeiro e, portanto, não sofreriam grandes alterações.

Atrasos
Uma queda de energia por volta do meio-dia de ontem no Cindacta-2, em Curitiba, causou atrasos de uma a duas horas em partidas e conexões de aviões nos aeroportos da região Sul. No Afonso Pena, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), passageiros de vôos marcados entre as 12h e as 14h foram informados pelo sistema de som de que haveria atrasos de no mínimo 50 minutos, decorrentes de "problemas no tráfego aéreo".
De acordo com a Aeronáutica, a queda de energia no Cindacta-2 (que monitora o espaço aéreo da região Sul) não se estendeu pelo resto da tarde.
A Anac não informou o número de vôos atrasados. A agência e a Aeronáutica divulgaram informações contraditórias sobre o problema.
O corte na energia, segundo a Aeronáutica, estava programado e ocorreu em razão de um processo de modernização iniciado há três meses. Já a Anac disse que houve "queda de energia". No final da tarde, afirmou que a nota seria corrigida e que a contradição ocorreu porque não havia recebido informações completas sobre o caso.


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