São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casal de americanos é acusado de pedofilia

Eles moram desde 2001 em uma comunidade naturista no Sul e dirigem uma ONG que, para a polícia, era usada para aliciar os meninos

Além deles, polícia prendeu casal brasileiro por suspeita de participar do esquema; em depoimento informal, os 4 negaram as acusações

Emílio Pedroso/Agência RBS
O casal de norte-americanos, preso por suspeita de pedofilia


SIMONE IGLESIAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Quatro pessoas, entre elas um casal de norte-americanos, foram presas ontem, no Rio Grande do Sul, sob suspeita de pedofilia. Frederick Lourderback, 63, e Barbara Anner, 72, moram desde 2001 na comunidade naturista Colina do Sol, em Taquara, e dirigem a ONG New Face, que auxilia crianças carentes por meio de cursos de inglês e atividades esportivas.
Para a polícia, o casal usava a ONG para se aproximar da comunidade carente da cidade, a 73 km de Porto Alegre, e aliciar as crianças. Na casa dos dois, foram achadas fotos, segundo os policiais, de meninos de oito a 14 anos em poses sensuais.
A polícia diz que começou a investigar os dois em outubro, a partir de depoimentos de testemunhas e de moradores da comunidade naturista. Um agente foi infiltrado no clube durante dois finais de semana.
Foram presos ainda o dentista André Ricardo Lisboa Herdy e sua mulher Cleci Machado Jaeger, ambos de 35 anos, por suspeita de ligação com o caso. Eles não moram no clube.
Segundo o delegado Juliano Ferreira, Lourderback e Anner ofereciam, por meio da ONG, eletrodomésticos e dinheiro para reformar as casas desses moradores e, às crianças, brinquedos e computadores.
A polícia recolheu nas duas casas fotos, computadores, fitas VHS, DVDs e filmadoras.
O delegado afirmou que há indícios de que pelo menos três meninos tenham sido abusados sexualmente. Segundo ele, cerca de 20 garotos teriam sido aliciados desde 2002. Ontem, uma psiquiatra entrevistou seis crianças que estiveram na casa de Lourderback, apontado como mentor do esquema.
Em depoimento informal, os quatro negaram as acusações.
A polícia gaúcha pediu o auxílio do FBI (polícia federal dos EUA) para saber se, além do aliciamento e de eventual abuso sexual, havia tráfico de crianças brasileiras para o exterior.
Segundo informação obtida pela polícia nos Estados Unidos, Lourderback foi acusado de abusar de um menino de 16 anos, em 1980, em San Diego. O processo foi arquivado porque o garoto não quis testemunhar.
O casal veio ao Brasil em 2001. Ele é capitão aposentado da Marinha e foi piloto de caça na guerra do Vietnã.
Segundo as investigações, o aliciamento começou logo que o casal se estabeleceu em Taquara. Até 2005, as crianças eram levadas para a casa deles, onde dormiam por vários dias.
Desconfiados, os moradores da colônia proibiram que crianças que não morassem na Colina do Sol entrassem no local. Com isso, diz a polícia, Lourderback passou a levá-las para uma casa alugada por Herdy e Cleci, próxima ao clube.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Afilhado de casal nega que eles sejam pedófilos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.