São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após um ano, túmulo de poeta recebe réplica de obra de Brecheret

Escultura original foi retirada pela Pinacoteca do Estado para evitar degradação

ESTÊVÃO BERTONI
DA REDAÇÃO

"Ó, musa, cujo olhar de pedra, que não chora/Gela o sorriso ao lábio e as lágrimas estanca! (...) Leva-me longe, ó, musa impassível e branca!", escreveu a poeta parnasiana Francisca Júlia (1871-1920) em "Musa Impassível", de 1895.
Do poema, surgiu a escultura de mesmo nome, talhada por Victor Brecheret (1894-1955) em 1923 para adornar o túmulo de Júlia no cemitério do Araçá (zona oeste). A peça permaneceu no local até dezembro de 2006, quando foi retirada pela Pinacoteca do Estado para receber cuidados de preservação.
Com o olhar não mais de pedra, e tampouco branca, a musa deve retornar amanhã, um ano após a retirada da original, ao local que a abrigou por mais de 80 anos. Quem volta, porém, é uma réplica em bronze -restaurada, a autêntica continuará na Pinacoteca.
Cumpre-se assim um acordo entre as famílias da poeta, do escultor e o Estado, que encomendou a obra na época.
Para a família de Júlia, a retirada da original, de três toneladas de mármore de carrara e 2,8 metros de altura, além de preservar o monumento, irá resgatar a memória da poeta.
"Não queríamos que a transferência representasse só mais uma obra do Brecheret exposta", diz Maria Isabel Carneiro, sobrinha-neta da poeta.
A família da poeta pediu, em contrapartida para a retirada, uma réplica e a recuperação da história da estátua, que virou o livro "Musa Impassível", da historiadora Marcia Camargos.
Do lado dos Brecheret, a opinião sobre a transferência é a mesma. Sobre a réplica, oca, com 380 kg de bronze, a filha do escultor Sandra Brecheret dá o parecer: "Ficou lindíssima, de uma qualidade excepcional".
Questionada, a Pinacoteca não divulgou o valor da réplica.


Texto Anterior: Sistema prisional: Decreto de Lula amplia perdão a presos no Natal
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.