São Paulo, sábado, 12 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Vizinha à obra interditada no Rio, igreja de 200 anos acabou de sofrer restauração

CAIO BARRETTO BRISO
DA SUCURSAL DO RIO

O que era uma fissura ao lado do confessionário, há quatro meses, tornou-se uma extensa rachadura que chegou ao altar, desceu ao porão e subiu ao segundo andar da bicentenária Igreja Santo Antônio dos Pobres, no centro do Rio.
Vizinha a um prédio em construção de 33 andares da WTorre, a igreja está no quarteirão em que a Defesa Civil Municipal interditou mais de 20 imóveis anteontem, após um prédio de 12 andares sofrer uma inclinação de cinco centímetros.
"O problema começou logo após o início da obra. Não temos dúvida de que a construtora é a responsável e esperamos que ela pague pelo prejuízo", disse o pároco Sérgio Ferreira, responsável pela igreja -fundada há 202 anos, demolida em 1940 e reconstruída em 1949.
Além das rachaduras no chão e nas paredes, surgiram fendas e um buraco em uma das duas colunas do altar. Cobertas por ouro velho, as colunas, e parte das paredes, foram restauradas há três meses por R$ 100 mil, diz José Queiroga, da Irmandade Santo Antônio dos Pobres.
Segundo Queiroga, Dom João 6º ia às missas ali durante o período em que viveu no Brasil. Nos anos 50, Juscelino Kubitschek batizou uma sobrinha lá.
O compositor e ator Mário Lago era assíduo. O sambista Zé Kéti também. "Todos eles vinham aqui. A igreja chegou a realizar mais de cinco casamentos por fim de semana nos anos 50. Hoje, são dez por ano", diz Queiroga.
A WTorre diz que a construção do prédio não vai parar. A empresa espera a conclusão de laudo da Defesa Civil para se manifestar. Ontem, operários da WTorre ergueram uma estrutura para sustentar o teto da paróquia e evitar desabamento.


Texto Anterior: Rio tenta de novo se tornar patrimônio da humanidade
Próximo Texto: Educação: Professor mais experiente dará recuperação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.