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MISÉRIA S.A.
"Abordagem ostensiva" figura no ranking das principais reclamações de
supermercado e do metrô
Presença de pedintes irrita consumidores
da Reportagem Local
A irritação com a "abordagem
ostensiva" dos pedintes já faz parte do ranking das principais reclamações dos usuários e consumidores de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços
de São Paulo.
Esse tipo de reclamação responde por parte das 1.600 queixas
mensais encaminhadas para o
ombudsman que atende a rede de
supermercados do grupo Pão de
Açúcar. O grupo tem uma rede
com 143 supermercados na Grande São Paulo, dos quais 48 lojas
são 24 horas.
A reclamação envolvendo pedintes foi detectada pela primeira
vez no ano passado, dois anos depois de o grupo iniciar a expansão
das lojas 24 horas.
Segundo a ombudsman Vera
Giangrande, as reclamações envolvendo pedintes que abordam
os clientes na frente do supermercado ocupam o último lugar no
ranking das 11 reclamações mais
encaminhadas ao departamento.
"O mais curioso é que esse item
nem deveria figurar no nosso ranking, já que é um problema externo, sem relação com o supermercado", disse a ombusdman.
O primeiro lugar do ranking ,
com 28% das reclamações, é ocupado pelo descontentamento dos
consumidores em relação aos
produtos vendidos no supermercado, como problemas de embalagens ou verduras murchas.
Segundo Vera, a resposta dada
aos usuários é que a empresa não
pode fazer nada contra os pedintes, mas explica que o grupo investe em programas sociais para
ajudar famílias carentes.
"Não podemos impedir que
ninguém entre no supermercado.
Isso seria discriminação. O máximo que podemos fazer é pedir
com delicadeza que os pedintes
não abordem as pessoas dentro
do supermercado ou na porta do
estabelecimento", disse Vera.
As reclamações sobre abordagens também representam 1,4%
das 5.194 reclamações feitas pelos
usuários do metrô paulista, que
retira cerca de 10 pedintes por dia
do sistema.
A abordagem feita por pedintes
dentro dos trens ou nas estações
já ocupa o quinto lugar no ranking geral de reclamações sobre
segurança recebidas pela Companhia do Metropolitano de São
Paulo, atrás de furtos e roubos.
Foram 75 reclamações de um
total de registros feitos pelo Metrô
em 99. O assistente da Gerência
de Operações do Metrô, José Luiz
Bastos, disse que os pedintes costumam aparecer quando os trens
estão mais vazios: das 10h às 17h
ou após as 20. As linhas preferidas
são a norte-sul e a leste-oeste.
Segundo o assistente, a retirada
dos pedintes dos trens é difícil
porque eles se passam por passageiros quando os agentes de segurança fazem a fiscalização.
(GONZALO NAVARRETE)
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