UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em 2002, dois foram demitidos por falta grave

DA AGÊNCIA FOLHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA


A maioria dos policiais federais submetidos a processos administrativos e disciplinares no ano passado foi absolvida ou recebeu punição leve. Segundo levantamento da direção geral da PF, apenas dois policiais foram demitidos pelo órgão por falta grave em 2002.
Ao todo, foram instaurados 136 processos em todo o Brasil no ano passado. No final do ano, 34 continuavam em andamento.
Dos casos concluídos, 47 resultaram em suspensão. Dez policiais foram repreendidos e nove agentes advertidos. No restante dos casos (34), os investigados foram inocentados.
Além da PF, há casos emblemáticos envolvendo as polícias Civil e Militar. Em novembro, a Polícia Federal de Goiás realizou uma megaoperação em seis Estados para desmantelar uma organização acusada de furto e roubo de cargas e veículos.
Batizada de Carga Pesada, a ação resultou na prisão de 35 pessoas, entre elas nove policiais da Delegacia Estadual de Furtos e Roubos de Goiás, ainda detidos.
Em 2000, uma investigação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul apontou o envolvimento de policiais civis, militares e rodoviários federais com um grupo especializado em roubo de veículos. Os policiais eram ligados ao Departamento de Operações de Fronteira.
Acusadas de receber propina de ladrões de carros, 29 pessoas -entre elas 17 policiais- foram condenadas em primeira instância em 2002. Segundo a denúncia, os policiais recebiam de US$ 2.000 a US$ 2.500 para permitir que carros roubados passassem pela fronteira.


Texto Anterior: Contrabando: Operação prende 22 policiais federais no PR
Próximo Texto: Panorâmica - Extermínio: Alckmin vê "exagero" em denúncias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.