São Paulo, sexta-feira, 13 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Déficit de vagas cai pela metade em seis meses

DA REPORTAGEM LOCAL

Após quase nove meses sem divulgar dados, a gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) apresentou ontem um número oficial que aponta a redução de 47,67% no déficit de vagas nas creches, de junho a dezembro do ano passado.
A queda brusca do déficit ocorreu após a prefeitura fazer um recadastramento por meio de cartas para as mães que reivindicam vagas para os filhos. Só quem respondeu ao chamado foi incluído na nova lista.
Ao ficar sem apresentar o déficit, a gestão do prefeito descumpriu a lei municipal 14.217/06, que determina a divulgação trimestral dos dados.
Em junho de 2008 havia 110.091 crianças de zero a três anos sem creche. Pelos dados divulgados, o número caiu, em dezembro, para 57.607.
O secretário da Educação, Alexandre Schneider, cita a criação de vagas pela gestão Kassab como um dos fatores da redução, mas admite que o maior impacto no número final ocorreu por causa do recadastramento. "Havia duplicidades na lista anterior, além de mães que não moram no município e outras que simplesmente declinaram", afirmou o secretário.
A oposição questiona os métodos. "Desconfio dos números. Zerar o déficit é a principal promessa de campanha de Kassab", disse o vereador Antonio Donato (PT). "É um levantamento que não teve o acompanhamento da sociedade civil e do Ministério Público."


Texto Anterior: Prefeitura quer alugar prédios para criar creches
Próximo Texto: Igreja recua sobre a excomunhão da mãe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.