São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE
Os 12 moradores das casas atingidas em Belo Horizonte sobreviveram; os tripulantes morreram
Bimotor cai sobre casas e mata três

RANIER BRAGON
da Agência Folha, em BH

Um avião bimotor caiu ontem sobre casas de um bairro próximo ao Aeroporto da Pampulha, região norte de Belo Horizonte, causando a morte dos três tripulantes da aeronave.
O acidente ocorreu por volta das 13h30, quando o bimotor decolou do aeroporto, com destino a Sorocaba (SP), mas caiu sobre duas casas (chegando a atingir uma terceira) do bairro São Bernardo, a cerca de três quilômetros do aeroporto. Houve uma explosão, seguida de incêndio.
Duas das 12 pessoas que estavam nas casas, no momento de acidente, sofreram ferimentos leves, causados pelo calor do incêndio. Uma mulher de 64 anos ficou em estado de choque.
O Corpo de Bombeiros conseguiu apagar as chamas cerca de uma hora depois da queda.
O avião foi fabricado em 1965 e tinha capacidade para até nove tripulantes. A proprietária é a empresa Cotercom, de Sorocaba (SP). A Agência Folha não conseguiu contato com a empresa.
Morreram no acidente o comandante da aeronave, Milton José da Silva, 43, outro piloto, Rogério Ferreira, e um técnico mecânico identificado apenas como Marcelo. Silva tinha experiência de 14 anos como piloto.
Moradores que presenciaram a queda da aeronave informaram que ela estava soltando fumaça, momentos antes do acidente. Os vizinhos ajudaram a socorrer os moradores das casas atingidas.
"Subimos em cima da geladeira, quebramos o telhado e por lá saímos, com a ajuda de vizinhos", disse a dona-de-casa Mirismar De Jesus, 25, que estava almoçando com o marido e os dois filhos, de 1 e 3 anos de idade, no momento da queda do bimotor.
Segundo a estudante Sabrina Carla Cândido, 14, moradora de uma das residências atingidas, "parecia que o céu estava cuspindo fogo na gente".
O major Antônio Pereira, do DAC (Departamento de Aviação Civil) da Aeronáutica, disse que ainda não era possível até as 18h de ontem apontar as causas do acidente. Ele afirmou que os dois motores da aeronave serão levados para análise no Centro Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos (SP).
Nem Oliveira nem diretores do aeroporto souberam informar as condições técnicas e documentais da aeronave.
Segundo informações colhidas pela Agência Folha de pilotos e de técnicos, uma das hipóteses para explicar o acidente é a de que o motor esquerdo tenha falhado.
A aeronave estaria parada havia dois anos no aeroporto e ontem o piloto Silva teria tentando decolar com o bimotor por três vezes. Ele estaria indo a São Paulo realizar a revisão do bimotor.



Texto Anterior: Morre aos 60 ator de "M.A.S.H."
Próximo Texto: Tragédia: Ibama quer regras de segurança em circos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.