São Paulo, domingo, 13 de abril de 2008

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CET diz nunca ter investido tanto para melhorar trânsito

Empresa culpa "abandono" de direções anteriores por deficiências em serviços básicos

DA REPORTAGEM LOCAL

A CET de São Paulo rebate as críticas às deficiências em seus serviços básicos de atendimento dizendo que "nunca nos últimos 30 anos uma administração municipal gastou tanto" em trânsito como atualmente.
A companhia atribui boa parte dos problemas enfrentados até hoje à situação em que ela foi deixada, no final de 2004, pela gestão Marta Suplicy (PT).
"A recuperação da situação da CET tem feito com que o governo municipal tenha que ao mesmo tempo fazer frente às grandes necessidades do dia-a-dia do trânsito e à superação do sucateamento deixado pelas administrações anteriores."
A companhia listou medidas adotadas ou planejadas, como pequenas obras em corredores de ônibus e alguns projetos futuros de ampliação viária.
A CET não respondeu a alguns questionamentos, como a falta de guinchos terceirizados.
Ela escreveu que, em 2005, avaliou seus equipamentos e verificou uma situação de "abandono". Afirmou que "praticamente" não havia contrato de manutenção "para garantir a operacionalidade" dos semáforos em tempo real "nem a monitoração" das câmeras.
Segundo a CET, havia na época somente 11% dos semáforos operando em tempo real (não disse quantos são hoje) e 34% das câmeras contratadas -devido ao rompimento da rede de transmissão de dados.
A companhia diz que elaborou nos últimos três anos um plano de revitalização dos semáforos inteligentes, que a recuperação começou no primeiro semestre de 2006 e que a revitalização dos equipamentos de campo, iniciada em abril de 2007, está prevista para acabar em dezembro deste ano.
A CET afirma que a licitação para recuperar as câmeras está na fase de publicação de edital, com a contratação do serviço prevista para ocorrer no início do segundo semestre deste ano.
Em referência aos seus veículos, a CET diz que a prefeitura repassou R$ 16,6 milhões para investir na frota em 2006 e 2007. Afirma que a idade média era próxima de dez anos em 2005 e que, desde então, já foram comprados 262 veículos novos e que outros 86 serão entregues em 2008. A CET diz que considera boa a disponibilidade de 80% de sua frota e afirma que metade dos parados faz manutenção preventiva -no último dia 8, apenas 28% estavam nessa situação.
As respostas da gestão Kassab às perguntas enviadas na terça-feira foram dadas somente às 18h15 de sexta-feira. A Folha não conseguiu contato com Jilmar Tatto, secretário dos Transportes na gestão Marta Suplicy, a partir desse horário.
Em 2005, sua assessoria negava qualquer sucateamento da CET, dizia que a situação da empresa era melhor que a de 2000 e que ela havia se destacado pela prioridade ao transporte coletivo. (ALENCAR IZIDORO)


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