São Paulo, domingo, 13 de abril de 2008

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Rigor aumenta, e arrecadação com multas também

DA REPORTAGEM LOCAL

Os investimentos de mais destaque no trânsito nos últimos anos foram na fiscalização -que elevou a arrecadação com multas de R$ 328 milhões em 2004 para R$ 392 milhões em 2007 e uma previsão de R$ 557 milhões neste ano.
O aperto das autuações foi conseqüência da expansão de radares com novas tecnologias -principalmente os que identificam e fotografam as placas de veículos que desrespeitam as regras do rodízio.
O aumento do rigor é defendido por especialistas -que contestam, porém, a falta de outras ações voltadas à orientação e à educação do trânsito.
No mês passado, dois diretores da CET apresentaram planilhas ao seu conselho de administração nas quais constava a previsão de gastos em 2008 de apenas R$ 718 mil em programas de educação no trânsito.
O montante é equivalente a somente 0,14% das despesas da companhia para este ano.
Questionada, a CET respondeu que "os custos relevantes" dessa atividade estão concentrados nos gastos de "pessoal" embutidos na planilha -e que, em 2007, eles alcançaram R$ 12,6 milhões, "evidenciando a prioridade dispensada pela CET à educação de trânsito".
As mesmas planilhas distribuídas pelos diretores da CET aos seus conselheiros -e às quais a reportagem teve acesso- apontavam haver um déficit de R$ 90 milhões neste ano na comparação das receitas com a projeção das necessidades da empresa de trânsito.
A companhia escreveu à Folha que esses números apresentados na ocasião, numa reunião formal, estão "errados" e foram desautorizados por "inconsistência". Como exemplo, segundo ela, os repasses da prefeitura para a CET neste ano são de R$ 469 milhões -e não R$ 428,4 milhões, como constava de uma das planilhas.
A gestão Kassab diz que é a primeira cumprir a legislação ao gastar com trânsito mais do que a arrecadação com multas.
A CET afirma que, no começo de 2005, havia dois meses de receita em atraso. Segundo a prefeitura, a empresa saiu de uma situação de prejuízo de R$ 100 milhões para um lucro de R$ 40 milhões em 2007.
(AI)


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