São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para a CNBB, houve "ganho na qualidade"

DA SUCURSAL DO RIO

O secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Raymundo Damasceno Assis, disse que os dados do Censo 2000 mostram que ser brasileiro não é mais sinônimo de ser católico, embora tenha havido um ganho na qualidade dos fiéis católicos no país.
"Ser brasileiro era sinônimo de ser católico, justamente devido à presença muito forte da Igreja Católica no Brasil desde o seu início. Sinônimo não se pode dizer que é, num mundo plural em que vivemos", afirmou o secretário-geral da CNBB.
O censo mostrou que, em relação a 1991, a participação dos católicos no total da população brasileira caiu 11,9%, enquanto a de evangélicos subiu 70,7% e a de pessoas que se dizem sem religião, 52,3%.
Na interpretação de dom Damasceno, o ganho da qualidade acontece porque antes havia uma transmissão "tradicional" da fé, como se ela passasse de geração em geração -o que ocorre com menos frequência atualmente.
"Estamos na fase de superação da fé tradicional por uma fé mais consciente, mais comprometida. Quem tem contato com a igreja na base percebe isso, com mais pessoas participando, mais comprometidas com a fé e a transformação da sociedade", disse ele, para quem os números do censo não medem a prática religiosa.
Damasceno disse que não interpreta o crescimento dos evangélicos e dos sem-religião como um sinal de insatisfação do brasileiro com a Igreja Católica.
"Nas pesquisas sobre a credibilidade das instituições, a Igreja quase sempre aparece em primeiro lugar", afirmou, lembrando que, de acordo com o censo do IBGE, os católicos ainda são 73,7% da população.
Para ele, sempre é possível melhorar o trabalho de evangelização e adequá-lo às exigências do mundo moderno, valorizando a atuação dos leigos e uma ação pastoral mais personalizada.
O resultado do censo não preocupou a CNBB, disse dom Damasceno: "Vivemos num mundo plural. Devemos saber conviver com a diferença hoje em dia".



Texto Anterior: Desempregada prefere templo perto de casa
Próximo Texto: Panorâmica - Drogas: Mais um policial do Denarc é preso acusado de envolvimento com tráfico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.