São Paulo, Domingo, 13 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROMOÇÃO
Dono de viação dá carne para motoristas que cumprem meta e atrai passageiros com brindes
Empresário planeja
fazer sorteios

MALU GASPAR
da Reportagem Local

Os planos do empresário Luiz Carlos Brandão, dono da Viação Geórgia, vão muito além de simplesmente mudar itinerários para ganhar passageiros.
Para atrair "os clientes", Brandão está planejando sortear espremedores de frutas, geladeira, camiseta e todo o tipo de eletrodomésticos.
"Meu sonho é poder ainda fazer o sorteio "esse ônibus te dá um apartamento'", diz o empresário, que tem certeza da capacidade dos empresários paulistas para aumentar o número de passageiros nos ônibus.
A Viação Geórgia é uma empresa pequena. Tem 11 linhas, 146 ônibus e 629 funcionários. Transporta cerca de 900 mil passageiros por mês, faturando R$ 1,6 milhão.
Brandão já testou sua estratégia nos últimos meses. Em setembro do ano passado, quando implantou catraca eletrônica em todos os seus ônibus, Brandão perdeu metade do seu antigo 1,4 milhão de passageiros.
"As pessoas preferem viajar em ônibus em que possam pagar em dinheiro ou passe. Então, passei a distribuir brindes. No Dia das Mães, distribuí cartões com bombons e, nesse Dia dos Namorados, serão botões de rosas com brincos e pulseirinhas", conta, orgulhoso. Quem paga as promoções são os fornecedores.
Os prêmios já trouxeram de volta cerca de 300 mil dos passageiros perdidos, e a meta do empresário é recuperar todos eles.
Apoiando-se numa pesquisa que faz com os passageiros nos pontos de ônibus, o empresário decidiu também que deve mudar de quatro a cinco linhas.

Kit carne
Os prêmios que o empresário distribui não são só para os "clientes", mas também para motoristas e cobradores das linhas que cumprem a meta de passageiros transportados no mês. Os brindes atendem à expectativa do público.
"Todo funcionário da linha que cumpre a meta leva para casa, no fim do mês, 15 quilos de carne", conta Brandão, que acha que todo empresário de ônibus deveria seguir o seu exemplo "vitorioso".



Texto Anterior: Especialistas prevêem piora no serviço
Próximo Texto: Empresa vai criar novas linhas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.