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PELO MUNDO
Londres tem gerenciamento misto
SYLVIA COLOMBO
de Londres
Existem 6.000 ônibus em circulação em Londres, servindo mais de
700 rotas dentro da cidade, todas
elas operadas por companhias
particulares.
O sistema de ônibus público na
capital britânica é regulado pelo
London Transport, órgão do governo ligado ao Ministério do
Transporte que planeja e fiscaliza
os itinerários.
Cabe também ao London Transport firmar contratos com as empresas de ônibus, fiscalizar o cumprimento das rotas e dos pré-requisitos de segurança e limpeza
dos veículos, assim como estabelecer o preço das tarifas.
Assim, o gerenciamento dos ônibus londrinos está dividido em
duas partes. A de planejamento,
regulação e fiscalização cabe a um
órgão público, o London Transport. Já a operação e manutenção
dos veículos é privatizada.
Essa administração partilhada
do serviço de ônibus se dá desde
1993, quando foi privatizado o setor operacional. Até então, tudo
era responsabilidade do London
Transport.
Em Londres, cinco grandes empresas têm a concessão para a
maior parte das rotas, principalmente as da região central. Várias
outras companhias menores operam rotas nos subúrbios e na
Grande Londres.
O contrato estabelecido pela
London Transport com as empresas possui um prazo que vai de um
a cinco anos. No final deste período, o órgão público pode transferir
a concessão da rota para uma outra empresa.
"O principal problema do nosso
atual sistema se dá justamente no
fim de um contrato. Quando a
London Transport decide mudar a
companhia que opera determinada rota, acaba desestabilizando a
empresa, que, ao longo do período
do contrato, montou uma infra-estrutura e uma equipe para operar
aquele determinado itinerário",
diz Mark Chapman, da London
Transport.
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