São Paulo, Domingo, 13 de Junho de 1999
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PELO MUNDO
Londres tem gerenciamento misto

SYLVIA COLOMBO
de Londres

Existem 6.000 ônibus em circulação em Londres, servindo mais de 700 rotas dentro da cidade, todas elas operadas por companhias particulares.
O sistema de ônibus público na capital britânica é regulado pelo London Transport, órgão do governo ligado ao Ministério do Transporte que planeja e fiscaliza os itinerários.
Cabe também ao London Transport firmar contratos com as empresas de ônibus, fiscalizar o cumprimento das rotas e dos pré-requisitos de segurança e limpeza dos veículos, assim como estabelecer o preço das tarifas.
Assim, o gerenciamento dos ônibus londrinos está dividido em duas partes. A de planejamento, regulação e fiscalização cabe a um órgão público, o London Transport. Já a operação e manutenção dos veículos é privatizada.
Essa administração partilhada do serviço de ônibus se dá desde 1993, quando foi privatizado o setor operacional. Até então, tudo era responsabilidade do London Transport.
Em Londres, cinco grandes empresas têm a concessão para a maior parte das rotas, principalmente as da região central. Várias outras companhias menores operam rotas nos subúrbios e na Grande Londres.
O contrato estabelecido pela London Transport com as empresas possui um prazo que vai de um a cinco anos. No final deste período, o órgão público pode transferir a concessão da rota para uma outra empresa.
"O principal problema do nosso atual sistema se dá justamente no fim de um contrato. Quando a London Transport decide mudar a companhia que opera determinada rota, acaba desestabilizando a empresa, que, ao longo do período do contrato, montou uma infra-estrutura e uma equipe para operar aquele determinado itinerário", diz Mark Chapman, da London Transport.



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