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Conselho toma decisões em Paris
de Paris
O sistema de transporte público
de Paris é quase que totalmente estatal. Duas empresas públicas, ligadas ao governo central do país,
cuidam da quase totalidade das linhas de metrô, trem e ônibus que
cortam a cidade.
Um conselho formado por representantes do Estado francês e
dos eleitores das cidades da região
de Paris toma as principais decisões relativas ao transporte público. As prefeituras, na região metropolitana, não estão diretamente
envolvidas na questão.
O metrô parisiense é administrado pela RATP (Governo Autônomo de Transportes Parisienses).
Conta com 15 linhas e 201,5 km.
São 294 estações. As linhas de ônibus em Paris, também sob o controle da RATP, são 57. Nas outras
cidades da região, há participação
de pequenas empresas, mas a
grande maioria das linhas também
é da estatal (mais 181).
Um bilhete de metrô em Paris
custa 8 francos (cerca de US$ 1,33).
Dez bilhetes, vendidos em distribuidores automáticos, custam 52
francos (US$ 8,67). O preço é o
mesmo nos ônibus, desde que o
passageiro não saia da cidade. Se
houver uma mudança de zona, o
preço sobe progressivamente, até
56 francos (US$ 9) por viagem.
Há também bilhetes semanais e
mensais, sem limite de uso, que
podem ser usados tanto nos ônibus quanto no metrô, também
com mudança de preço de acordo
com a região utilizada.
Há integração entre metrô e
trens e, se não houver mudança de
zona, o preço é o de uma viagem.
Na maior parte administrada pela
SNCF (Sociedade Nacional de Ferrovias), a rede de trens regionais
conta com 390 estações.
A RATP também aluga bicicletas
em Paris, uma cidade bastante plana.
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