São Paulo, Domingo, 13 de Junho de 1999
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Conselho toma decisões em Paris

de Paris

O sistema de transporte público de Paris é quase que totalmente estatal. Duas empresas públicas, ligadas ao governo central do país, cuidam da quase totalidade das linhas de metrô, trem e ônibus que cortam a cidade.
Um conselho formado por representantes do Estado francês e dos eleitores das cidades da região de Paris toma as principais decisões relativas ao transporte público. As prefeituras, na região metropolitana, não estão diretamente envolvidas na questão.
O metrô parisiense é administrado pela RATP (Governo Autônomo de Transportes Parisienses). Conta com 15 linhas e 201,5 km. São 294 estações. As linhas de ônibus em Paris, também sob o controle da RATP, são 57. Nas outras cidades da região, há participação de pequenas empresas, mas a grande maioria das linhas também é da estatal (mais 181).
Um bilhete de metrô em Paris custa 8 francos (cerca de US$ 1,33). Dez bilhetes, vendidos em distribuidores automáticos, custam 52 francos (US$ 8,67). O preço é o mesmo nos ônibus, desde que o passageiro não saia da cidade. Se houver uma mudança de zona, o preço sobe progressivamente, até 56 francos (US$ 9) por viagem.
Há também bilhetes semanais e mensais, sem limite de uso, que podem ser usados tanto nos ônibus quanto no metrô, também com mudança de preço de acordo com a região utilizada.
Há integração entre metrô e trens e, se não houver mudança de zona, o preço é o de uma viagem. Na maior parte administrada pela SNCF (Sociedade Nacional de Ferrovias), a rede de trens regionais conta com 390 estações.
A RATP também aluga bicicletas em Paris, uma cidade bastante plana.


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