São Paulo, Domingo, 13 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curitiba tem controle público

da Agência Folha

O gerenciamento e administração do sistema de transporte público em Curitiba (PR) é de responsabilidade da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), órgão ligado à administração municipal.
Criada em 1973, a empresa de economia mista (a prefeitura detém 98% das ações) controla o trabalho das 26 empresas privadas concessionárias, sendo responsável pela definição dos horários de cada ônibus e de cada linha, pelos trajetos e pela definição dos pontos de parada.
Além disso, o órgão é responsável também pela escolha do modelo de ônibus (entre comum, padrão e articulado) que seja o mais adequado ao tipo de linha (corredor exclusivo ou ruas normais), a ser comprado pelas empresas.
Segundo o diretor de Transporte da Urbs, Euclides Rovani, a receita arrecadada com a cobrança das passagens é repassada integralmente pelas empresas, todos os dias, à prefeitura, que as paga por quilômetro rodado dentro de um contrato pré-estabelecido.


Texto Anterior: BH tem linhas de retorno há 1 ano
Próximo Texto: Sistema em Paris é estatal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.