São Paulo, quarta-feira, 13 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vírus transmitido por gatos matou tigres

DA AGÊNCIA FOLHA

Foi divulgado ontem o laudo oficial da morte dos dois tigres siberianos do circo Stankowich em Campos do Jordão (SP).
Toni e King morreram no último fim de semana devido a uma gastroenterite (inflamação do intestino) hemorrágica infecciosa, e não de frio, conforme avaliação preliminar. A necropsia apontou a presença de um vírus transmitido por gatos domésticos. Sábado, a mínima na cidade foi de 3,4C.
Segundo o veterinário Marco Antônio Bastos da Silva, a única relação com o clima é que ele pode ter enfraquecido o sistema imunológico dos animais, que já tinham o vírus encubado. Ele não descarta, porém, que os tigres tenham adquirido a infecção em São Paulo ou em outro local em que o circo tenha se apresentado.
Os dois estavam havia uma semana com infecção respiratória e recebiam um tratamento a base de antibióticos. O circo cancelou a temporada no município devido ao incidente. Os outros nove tigres siberianos passam bem.
Maiores felinos do planeta, eles chegam a pesar 300 kg. A espécie está em extinção. Estima-se que existam menos de mil, no leste da Rússia -onde estão protegidos por lei- e em cativeiros.


Texto Anterior: Inverno animal: Zôo usa aquecedor para proteger bichos
Próximo Texto: Panorâmica - Clima: Sul poderá ter frio mais intenso dos últimos anos, no próximo fim-de-semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.