São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença mental pode levar à incapacitação

DA ENVIADA ESPECIAL A SALVADOR

Das dez principais causas de incapacitação, quatro são relacionadas à saúde mental: depressão, abuso de álcool, transtorno maníaco-depressivo (estado alternado de euforia e depressão) e transtorno obsessivo-compulsivo.
A conclusão é de um estudo do Banco Mundial, da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da Escola de Saúde Pública de Harvard.
O fato de problemas de saúde mental serem tão frequentes faz com que todas as ações na área afetem um grande número de pessoas. Como a maioria dos brasileiros é pobre e depende do poder público, eles são os mais atingidos pelas políticas.
Para Pedro Gabriel Salgado, coordenador de saúde mental do Ministério da Saúde, os recursos precisam ser direcionados à reintegração dos pacientes.
"Os recursos atuais são poucos e utilizados em internações que isolam os pacientes", diz ele. Para o coordenador, as internações de pessoas em crise deveriam ocorrer em hospitais gerais, onde a lógica é atender o paciente, retirá-lo do quadro agudo e dar alta.
"É preciso pensar no bem-estar das pessoas, e isso não pode ser contabilizado", diz a psicóloga Lumena Furtado, presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.
O principal risco da política de desinternação é que os serviços substitutivos não atendam a demanda, levando pessoas doentes que não têm para onde ir a ficar perambulando pelas ruas.
"Ninguém pensa em extinguir hospitais psiquiátricos sem uma rede alternativa consolidada", diz Lumena.
Além disso, é preciso prover moradia para os pacientes sem vínculos familiares.



Texto Anterior: Saúde mental: Internação dispensável consome R$ 230 mi
Próximo Texto: Clínica no CE espancava paciente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.