São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade da BA vai formar médico da família

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A Uesc (Universidade Estadual Santa Cruz), em Ilhéus, oferecerá o primeiro curso de medicina volt ado para a saúde da família da Ba hia.
O concurso vestibular acontece em novembro e o ano letivo come ça em abril de 2001. O curso tamb ém é o primeiro de medicina a ser oferecido fora de Salvador, que co ncentra apenas duas faculdades.
São 40 vagas oferecidas para for mar médicos generalistas. O curs o é o terceiro do gênero criado no país, segundo o Conselho Nacion al de Saúde, que analisa a necessid ade social das faculdades.
Há cursos semelhantes na Univ ersidade Estadual de Londrina (P R) e na Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (CE).
A faculdade para médico genera lista foge do caráter convencional de especialização dos profissionai s de saúde e se aproxima mais do modelo incentivado pelo Ministér io da Saúde.
"O país precisa escapar da espec ialidade, que distancia o médico d os cuidados básicos exigidos pela saúde pública", afirma Renée Alb agli Nogueira, reitora da Uesc.
O governo do Estado está invest indo R$ 1 milhão para equipar a n ova faculdade com um laboratóri o de informática e cinco laboratór ios médicos.
Em convênio com as secretarias municipais da Saúde de Itabuna e Ilhéus, os alunos aprendem desde o primeiro semestre a medicina di retamente nos postos de saúde da s cidades.
Foi firmado também um convê nio com o Instituto de Saúde Cole tiva da UFBa (Universidade Feder al da Bahia) para desenvolver um mestrado em saúde coletiva. (MARCOS VITA)


Texto Anterior: Saúde: Mosquito da dengue resiste a inseticida
Próximo Texto: Brasil debate legislação para a Aids
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.