São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

Fokker-100 da TAM bate em urubu

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Um avião Fokker-100 da TAM colidiu com um urubu ontem à tarde logo depois de decolar com destino a Santarém (PA) e teve que retornar ao aeroporto internacional de Belém.
Ninguém ficou ferido. A ave colidiu na cabine de comando do avião. Os 31 passageiros seguiram viagem ontem à noite, por volta das 19h, para Santarém. A aeronave permaneceu no aeroporto para manutenção.
Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), o avião não sofreu nenhum dano que pudesse causar a queda. Por medida de precaução, a TAM decidiu que o vôo deveria retornar ao aeroporto.
O incidente aconteceu cinco minutos depois da decolagem, às 15h. A aeronave fazia a rota Belém-Santarém-Manaus.
Em outubro do ano passado, no mesmo aeroporto, no momento da decolagem, um avião da Aeronáutica também colidiu com um urubu. O aparelho também retornou ao aeroporto. Não ocasião, ninguém ficou ferido.
Anteontem, o vôo 8006 da TAM, outro Fokker-100, teve de realizar um pouso de precaução às 9h29 em Pelotas (253 km de Porto Alegre, no extremo sul do Rio Grande do Sul), quando se deslocava de Buenos Aires para São Paulo.
A vibração na turbina esquerda e a turbulência levaram o piloto a voar baixo e realizar o pouso, como precaução. Havia 58 passageiros e cinco tripulantes no vôo.
A causa da vibração na turbina foi a formação de gelo, que poderia ter afetado também o motor. Segundo a TAM, o pouso foi uma opção de segurança.
Há duas semanas, dois aviões da TAM fizeram pousos forçados em São Paulo. Um pousou em uma fazenda de Birigui e o outro, no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Na sexta passada, a queda de um monomotor com quatro ocupantes em Belém (PA) deixou dois mortos e dois feridos.


Texto Anterior: Sindicato culpa falha estrutural
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.