São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREVENÇÃO

Em SP, 67% dos homens dizem usar camisinha

MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA

A camisinha não anda com muito ibope entre os "homens maduros" de Brasília. Uma pesquisa coordenada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) sobre os hábitos sexuais relacionados ao uso de preservativo mostra que somente 44% dos homens da capital nacional afirmam que usam a camisinha. E grande parte deles faz isso apenas de forma "eventual". O resultado coloca a capital federal como a lanterninha do "ranking da camisinha".
São Paulo está bem posicionada: 67% dos paulistanos declararam utilizar preservativos, número acima da média nacional. Em Porto Alegre, por exemplo, 66% afirmaram usar o contraceptivo.
Já Belo Horizonte pode ser considerada a capital do sexo seguro: 85% dos homens declaram que usam preservativos. "Ou os mineiros são mais cuidadosos ou mentem muito", afirma o médico Gerson Lopes, presidente da Comissão de Sexologia da Febrasgo.
A pesquisa foi realizada em todas as capitais do Brasil com 2.100 homens de 40 e 65 anos, os chamados "maduros". Ela será apresentada hoje no lançamento da campanha "Sexo Seguro na Vida Adulta", patrocinada por uma multinacional farmacêutica e que terá como personagem o "Gatão de Meia-Idade", criado pelo cartunista Miguel Paiva.
No total do país, 63% dos homens declararam que usam camisinha em suas relações sexuais. "Essa é a boa notícia", afirma o médico da Febrasgo. A má: 66% dos homens que afirmaram utilizar preservativos dizem que só fazem isso de forma eventual.


Texto Anterior: Outro lado: Laboratório diz que vai apurar a irregularidade
Próximo Texto: Greve na USP: Servidores vão acampar na Assembléia de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.