São Paulo, Quarta-feira, 13 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fórum denuncia secretário da Segurança do AM por tortura

LUÍS INDRIUNAS
da Agência Folha, em Belém

O Fórum pela Ética na Política irá entregar uma denúncia de tortura ao Ministério Público Federal contra o secretário da Segurança Pública do Amazonas, Klinger Costa.
Costa foi flagrado por uma equipe de reportagem da TV Amazonas, retransmissora da Rede Globo no Estado, dando socos em um assaltante algemado que estava sendo preso.
O assaltante, que entrava no carro de polícia quando recebeu os golpes, foi atingido na nuca e nas costas.
O padre Humberto Guidotti, da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), irá entregar ao procurador Sérgio Lauria uma fita com a reportagem. Segundo Guidotti, as imagens mostram claramente Costa dando socos e uma mão, que não é identificada, atingindo o assaltante com uma coronhada.
O preso, cujo o nome não foi divulgado, tentou roubar a casa lotérica Surpresa, em Manaus, no sábado, junto com outros três assaltantes. Dois conseguiram fugir de moto e o outro escapou a pé.
Durante o episódio, houve troca de tiros entre duas policiais militares e os assaltantes. A tenente Áurea Regina Lima da Silva teria sido atingida na perna.
Além de denunciar aos órgãos da Justiça o caso, o Fórum quer pressionar o governo amazonense a pedir desculpas ao assaltante espancado. Uma carta deverá ser enviada também à Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
Em 1996, o secretário havia sido acusado de tortura pela Comissão de Defesa à Pessoa Humana do Ministério da Justiça.
A Agência Folha tentou falar por telefone com Costa, em sua casa e pelo celular, e com outros três assessores do governo do Amazonas durante o dia de ontem, mas não conseguiu.


Texto Anterior: Oficial da PM diz que gravação foi "montada" para prejudicá-lo
Próximo Texto: Acusados de sequestro são presos em Santos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.